Na Cozinha do IF – Peru de Natal molhadinho

Sim, o Peru de Natal que compramos no mercado já vem temperado, mas não é o ideal e suficiente; quando assamos a carne acaba ficando seca e sem cor, então o melhor é dar o seu toque especial, dar amor e deixar ele bem mais delicioso. Então vem comigo, porque não requer muita prática nem muita habilidade e você vai surpreender todo mundo!

Você vai precisar de:

nacozinhaperunatal1

  • Um Peru – remova o pacote com os miúdos de dentro dele
  • 1 copo de óleo e azeite (pode ser só azeite, mas como está caro, pode misturar)
  • 1 copo de vinho branco (desses de mesa mesmo, o baratinho)
  • 1 xícara de manteiga ou margarina
  • Cebola (2 pequenas ou 1 média)
  • Suco de 1 limão (se tiver meio seco use mais de um)
  • 4 dentes de alho (seja generoso, dentes grandes, caso contrário, vários pequenos)
  • 1 colher de sopa cheia de Alecrim (pode ser fresco ou o seco mesmo)
  • Sal e pimenta do reino (usei aproximadamente uma colher de sopa rasa de sal e meia de pimenta)

Passo a passo

nacozinhaperunatal2

  1. Primeiro de tudo você precisa descongelar um pouco esse peru – como pede 36 horas para descongelar na geladeira, deixe por 24 horas para poder temperar.
  2. Então coloque o peru dentro de uma bacia grande para poder começar a dar o banho de temperos.
  3. Comece com os temperos secos – Sal, pimenta e alecrim – lembre de colocar dentro também
  4. Então a cebola e o alho – não precisa picar perfeitamente, pode deixar cubos grandes e o alho cortar só ao meio. – coloque debaixo das asas, dentro, em baixo e todos os cantos que der.
  5. É hora de melecar as mãos e passar a manteiga, de verdade, mande ver, pegue pedaços e passe nele todo e mais uma vez, lembre de colocar manteiga dentro dele – passe em todos os cantos, vire e revire.
  6. E por fim banhe com os líquidos – óleos, vinho e limão – Aproveite as mãos sujas e molhe a mistura toda como se desse banho no peru.
  7. E é hora de ir para a geladeira terminar de descongelar e curtir esse tempero todo.
  8. Lembre de uma ou duas vezes retirar ele da geladeira e com uma colher ou concha retocar o banho, pegar o molho que ficou na base e jogar nele todo novamente.
  9. Leia as instruções na embalagem, mas geralmente são cerca de 40 minutos por quilo de Peru, então deve demorar de 3 a 4 horas no forno.
  10. Pré aqueça se forno enquanto prepara o peru – Coloque o peru sem o caldo em uma assadeira, se quiser, pode deixar os pedaços de cebola e alho, principalmente dentro.
  11. Recheie o peru com sua farofa – indico a melhor farofa do mundo que ensinei aqui – e amarre as perninhas dele.
  12. Cubra com papel alumínio e lembre de rasgar o buraco que fica o pino. Coloque no forno em temperatura média (se seu forno for fraco, deixe em médio/alto, se for muito forte, deixe em médio/baixo)
  13. E pode deixar lá, sem ficar abrindo o forno. – aproveite para ir preparando os outros itens da ceia.
  14. Quando o pino erguer (deve ser lá por 3hs de forno), retire o alumínio e deixe no forno para dourar – se necessário regue um pouco com o um pouco do tempero.
  15. E pronto, quando ele tiver douradinho pode retirar, colocar na assadeira que for servir, decorar com frutas ou apenas colocar a farofa restante em volta.

nacozinhaperunatal3

Esse peru assim, bem temperado e feito com amor fica maravilhosamente delicioso! Até aqueles que preferem o tender (conhecido por mim como presuntão) comem felizes ao peru! Nada de carne seca e esfarelando, ele bem assado desmonta do osso sim e fica fácil de cortar e tirar a asa e as coxas para quem prefere essas partes, mas nada de carne sem graça. A farofa de dentro que pega todo esse tempero e umidade fica ainda mais saborosa e pode dar briga quem vai pegar o que restar dela.

Então capriche o seu peru, tempere ele bem, deixe no tempero por pelo menos 12 horas antes de levar ao forno e não tenha pressa no forno, deixe ele tomar seu tempo por lá e assar perfeitamente bem.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.