nacozinhapipocacaramelosalgado3

Na Cozinha do IF – Pipoca de Caramelo com sal

Quando comecei a ver as famosinhas ganhando aquela pipoca “saudável” (a quantidade de açúcar no pacotinho é absurda) nas versões de lemon pepper e caramelo com sal fiquei aguando. Amo pipoca e queria muito saber qualé da pipoca das famosas. Então uma amiga, também apaixonada por pipoca comprou para nós. E é realmente boa sabe, mas com um custo altíssimo. E pipoca você sabe como é né, não tem muito como parar de comer até o pote ou pacote estarem vazios. Só aquele pacotinho dava uma sede, muito doce e muito salgado ao mesmo tempo. É sério! Super crocante, mas era muito.

Eis que decidi preparar a minha versão em casa e olha, ficou muito melhor que aquela umazinha lá. Mais leve, tudo na medida de sabor e uma combinação perfeita. E como eu sou incrível e não gosto de guardar coisa boa, chegou a vez de vocês provarem essa maravilha por aí. E sim, é versão saudável também, pra ficar ainda mais saudável, é só encontrar milho de pipoca orgânico.

Ingredientes

  • 1/2 xícara (ou quase todo o fundo da panela) de milho de pipoca
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 a 3 colheres de sopa de açúcar demerara – aqui depende do quanto de caramelo você quer, para mais carameludo, 3 colheres.
  • 1 gotinha de extrato ou essência de baunilha
  • Pitada de sal rosa

Preparo

nacozinhapipocacaramelosalgado

  1. Coloque todos os ingredientes na panela em fogo baixo e vá mexendo levemente e chacoalhando a panela de vez em quando.
  2. Fora o milho, o restante dos ingredientes vão se incorporar.
  3. Depois começam a formar uma bala e tá tudo certo – você vai perceber que os grãos começam a ficar mais inflados.
  4. E então o caramelo volta a dissolver.
  5. E aí os milhos começam a estourar.
  6. Tampe, aumente o fogo e vá mexendo (ou chacoalhando caso faça em uma panela comum).
  7. Quando começar a diminuir o som das pipocas estourando, desligue o fogo e deixe os últimos grãos terminarem de estourar.
  8. E então é só colocar em uma bacia ou assadeira, colocar a pitada de sal rosa por cima – é um pouco só, não como se salgasse uma pipoca simples – 1 colher de chá provavelmente, mas é do seu gosto mesmo.
  9. Para esfriar mais rápido, deixar elas bem crocantes e soltinhas, vá chacoalhando o pote, assim conforme elas forem secando e esfriando vão se desprendendo uma das outras.

E pronto, aí estão todos os meus segredos de fazer uma pipoca incrível, quase sem piruá. Mas olha, tem que comprar milho bom né gente, não pode estar úmido (então não guardem na geladeira). E nada de pegar o pacotinho mais barato, se você gosta de pipoca de verdade preza pela qualidade. E deve dar para fazer com açúcar refinado ou cristal também, mas eu faço a versão saudável. O óleo de coco deixa com um sabor incrível, mas não é marcante com gosto de coco!

nacozinhapipocacaramelosalgado2

Se você fizer muito, ou até se quiser fazer para levar no trabalho ou na aula no dia seguinte, depois que elas tiverem sequinhas e frias, é só guardar em um pote ou pacote bem vedado que elas duram bastante tempo super crocantes.

nacozinhapipocacaramelosalgado1

Se fizerem por aí, me contem aqui ou lá no instagram o que acharam! O meu é @marivmedeiros e do blog é @indicefeminino :)

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.