Na Cozinha do IF – Sopa Tailandesa

Tenho salvo no meu Pinterest várias receitas de sopa tailandesa. E há tempos estou ensaiando testar. Eu amo comida super temperada (e apimentada), então estava ansiosa para preparar essa receita. Que na verdade foi um misto de várias receitas que olhei, porque sempre faltava algum ingrediente, outras eram mais completas, outras pareciam um miojo temperado com curry. Então como geralmente acontece, eu procuro a receita perfeita e acabo criando a minha, pegando uma dica aqui, um ingrediente ali, um passo de lá.

Acho que é meu jeito favorito de fazer comida. Talvez seja por isso eu não seja tão adepta do preparo de doces, é muita precisão, tem que ter muito estudo, muita química para chegar no resultado ideal e com aparência legal. A maioria das comidas salgadas são mais práticas, e dá para ir corrigindo tempero e tempo de cozimento ao longo do processo. Sem falar que dá para ir inventando e acrescentando conforme pareca necessário.

Nessa receita, como eu nunca tinha lidado com pasta de curry, eu não sabia bem o que esperar de tempero e grau de pimenta. Aí acabei colocando uma pimenta vermelha, porque sim (e ainda deixei uma separada caso precisasse de mais no final). Piquei bem pequeno e ainda deixei algumas sementes, porque eu não queria só o sabor da pimenta, mas também um pouco da ardência. Para mim, um acerto, mas para quem gosta de pimenta, porém não tanto, grande erro. Ficou super ardido, de deixar a boca dormente, mas MUITO saboroso. Não foi pimenta para tirar a falta de sabor da comida. E quando para de comer, alivia super rápido, não fica ardendo por muito tempo.

Mas isso sou eu falando, eu gosto mesmo de pimenta e tenho uma resistência boa. Se você não gosta tanto, melhor usar só o sachê mesmo, eu acho. Agora chega desse papinho e vamos ao que interessa!

Ingredientes

  • 2 peitos de frango cozido e desfiado
  • 2 litros de caldo de frango (eu usei só a água que cozinhei o frango, sem tempero nem nada)
  • 50gr de pasta de curry vermelho (comprei um sachê com essa gramatura)
  • 2 colheres de sopa rasas de óleo de coco
  • 1 colher de sopa cheia de gengibre fresco picadinho (foi um tolete grandinho)
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • Raspas de 1 limão
  • 1 batata doce pequena cortada em cubinhos
  • 1 xícara de broto de feijão
  • 1 colher de sopa de tempero de peixe (hondashi)
  • 400mL de leite de coco (2 garrafinhas)
  • 1 cebola roxa picada em fatias finas
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 pimenta vermelha (opcional)
  • 1 pacote de bifum (macarrão de arroz)

Preparo

  1. Coloque os peitos de frango para cozinhar. Depois de cozidos retire da água, desfie e reserve a água.
  2. Em uma panela refogue o gengibre, as raspas de limão e a salsinha no óleo de coco por cerca de 2 minutos.
  3. Acrescente a pasta de curry e misture bem. Se quiser pimenta, coloque ela junto com a pasta.
  4. Adicione o frango desfiado e 2 xícaras da água do frango.
  5. Adicione a batata doce picadinha e deixe cozinhar e ficarem macias.
  6. Então coloque o broto de feijão, o hondashi, a cebola e o açúcar mascavo.
  7. Por fim o leite de coco e deixe levantar fervura.
  8. Prove o tempero, e caso seja necessário, acrescente sal (ou shoyo) – Como o meu estava MUITO apimentado, eu acrescentei mais água do frango (1 xícara).
  9. Em uma outra panela, assuste o macarrão de arroz. Eles não precisam cozinhar como um macarrão normal, é só colocar em água fervente por até 2 minutos (leia embalagem da marca que comprou para as  instruções de tempo).
  10. Para servir, coloque uma porção do macarrão em um bowl e então coloque a sopa, pegando os ingredientes sólidos e o caldo. E pronto!
Dicas:
  • Gosta da comida temperada, mas não gosta da pimenta? Pergunte na loja qual pasta de curry é mais leve de pimenta. Nas lojas eles sempre sabem explicar bem o preparado de cada ingrediente importado, dar dicas e tudo mais.
  • Dá para trocar o frango por camarão também,  e aí usar só caldo de peixe, ou até mesmo o de frango. Mas acho que o momento de colocar o camarão é diferente – e eu não entendo bem de frutos do mar para falar melhor.
  • É vegetariano ou vegano? Substitua o frango por shitake cortado em fatias finas. E o caldo de frango por caldo de legumes.
  • Dá para colocar mais legumes como vagem picadinha ou cenoura ralada.
  • Sirva com colher e hashi.
  • Não tenha medo de errar e vá provando ao longo do processo, lembrando o que ainda falta acrescentar, os sabores que ainda vão entrar.

Quando vi as receitas, eu só sabia que gostava muito de comida tailandesa e que nas fotos parecia incrível, mas não sabia bem o que esperar. A expectativa era alta na gostosura, mas não tinha expectativa nenhuma em sabor. E não poderia ter sido mais incrível. Me deliciei mesmo e vou ter que repetir essa receita outras vezes. Quero adaptar, fazer para amigos vegetarianos, colocar outros legumes e ainda colocar cebolinha no final.

Essas receitas que dá para ir variando conforme a estação, o que encontrar na feira, com pequenos toques diferentes e especiais, são as melhores. A partir do momento que você prepara uma vez, outras ideias vão surgindo, novos sabores que podem combinar ainda mais ou substituir.

Sem falar que sopa e assim, bem quente, é perfeita para o inverno, mas no verão dá para encarar numa boa, já que aquece o corpo e diminui a sensação térmica né!

Espero que gostem, e se fizerem por aí, me marca na foto para eu ver como ficou – @marivmedeiros lá no instagram ou @indicefeminino.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.