Na Cozinha do IF – Queijo quente de Ricota e Espinafre

Eu amo um bom sanduíche de queijo. Desses simples mesmo, pode ser de beira de estrada, com muito queijo em um pão caseiro, pode ter alguns temperos e até tomate. E tem que ser feito em fogo baixo para o queijo todo derreter igualmente e o pão ficar no ponto dourado antes de queimar sabe? É quase uma ciência exata para o queijo quente perfeito. O tipo de queijo importa e principalmente o tipo de pão. Acho bem sem graça no pão de forma industrializado, com pão francês fica ótimo, mas com um pão sovado ou um pão caseiro não tem comparação.

Eis que vivo salvando diferentes receitas de queijo quente que vão além do pão com queijo para testar. E finalmente eu fiz a primeira receita e já posso dizer que amo ainda mais queijo quente e quero provar várias combinações diferentes. Mas para começar, vamos com espinafre e ricota, porque essa combinação não tem como dar errado né!

Ingredientes

  • Pão sovado ou outro caseiro grande
  • Manteiga ou margarina
  • Folhas de espinafre (2 xícaras)
  • Ricota fresca – usei umas 4 fatias grandes
  • 1 a 2 dentes de alho
  • Queijo mussarela – 4 fatias
  • Queijo parmesão – a gosto
  • Bacon (totalmente opcional) – meia xícara em cubos
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • Molho de tomate

Passo a passo

  1. Primeiro de tudo, lave o espinafre e com a umidade que fica nas folhas, coloque em uma panela tampada em fogo baixo para murchar.
  2. Em poucos minutos elas ficam murchas e mais escuras e a água seca, cuidado. Aí é só colocar em uma tábua e picar as folhas (ou o bolo de espinafre que vira).
  3. Na mesma panelinha refogue o bacon e no final acrescente o alho amassadinho – se for sem bacon, refogue o alho em um fio de azeite.
  4. Na panela, ainda com o fogo baixo, acrescente o espinafre, o queijo parmesão, mussarela e a ricota (eu esfarelei ela com ajuda de um garfo antes).
  5. Tempere a gosto – eu coloquei só um pouco de pimenta do reino (já que o bacon e o parmesão são mais salgados). Misture bem e desligue.
  6. Corte fatias mais grossas do pão e passe a manteiga dos dois lados de cada fatia.
  7. Em uma frigideira em com fogo baixo, coloque uma fatia, recheie com a mistura do espinafre e coloque a outra fatia do pão.
  8. Vire de dois em dois minutos e com cuidado o sanduíche até obter a coloração desejada e o recheio estar quente e derretido.
  9. Em um potinho aqueça o molho de tomate alguns segundos e sirva acompanhando o sanduíche.

A receita do recheio rendeu para mim porção suficiente para preparar dois sanduíches.

Aí você tira da frigideira, no ponto de delícia, corta no meio, queijos dão aos mãos na separação das fatias e aí você puxa a primeira parte. Dá aquela primeira molhada rápida no molho e morde. Pronto, ganha o coração!

E dá para preparar dois sanduíches só para você, um para cada (se tiver em duas pessoas para a refeição) ou até aumentar a receita e preparar em pãezinhos pequenos, desses de minuto (tem receita aqui) ou de leite e servir em uma festa ou reunião de amigos. Dá até para fazer em uma grande forma no forno para agilizar a produção, no caso de uma quantidade grande.

É um lanche ou refeição super rápido de fazer, apesar de usar o fogo baixo para grelhar o sanduíche perfeitamente. Mas cada segundo de fogo baixo vale a pena! E que venham outros queijos quentes, sanduíches e combinações maravilhosas como essa!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.