O segredo da vida é nunca parar!

Entre tantos outros segredos da vida, mas a minha conclusão atualmente é que nunca podemos parar. Jamais. Em nenhuma hipótese. Independente do tamanho do buraco que estamos, da dificuldade que passamos. Parar nunca deve ser uma opção. E não só pensando no velho clichê da linha do coração batendo que mostra altos e baixos e quando parada na minha linha quer dizer fim da vida.

Sempre questionei quem reclama de tudo e nada faz. É muito comum ouvir “não sei o que fazer”, “não consigo”, “não sei que caminho tomar”, “passou x dias e não consegui fazer nada” e por aí vai. Os dias passam, a vida correndo bem na frente, pessoas mudando, pessoas crescendo e a pessoa ali, assistindo tudo como se fosse uma novela, mas não assiste a própria vida. Não ama a própria vida porque (insira aqui a desculpa do momento).

Acredite quando eu digo que sei o que é não saber o que fazer, não conseguir, não ter foco, não ter vontade, não ter força. Por anos eu não soube direito. Mas durante todo esse tempo eu jamais me dei o direito de parar. Odiava meu trabalho? Saía de lá e ia direto para um curso noturno. Tive a oportunidade de sair? Segui estudando, escrevendo, lendo. Posso não ter feito o máximo, mas nunca fiquei parada, nunca acomodei. Acomodar é horrível e tá entre as piores coisas para se fazer nessa vida. E é nessas andanças, mesmo que nos mínimos movimentos que vamos traçando um novo caminho, vamos criando uma nova história, vamos conhecendo, vamos aprendendo.

Sentar e esperar a inspiração chegar, o trabalho aparecer, a vida mudar, bom, nem preciso dizer que não é assim que vai rolar né. Esperar a criatividade bater na porta. Esperar a doença curar sozinha. Esperar a casa mudar de lugar. As pessoas mudarem algo pra você. Esperar o ano virar. Esperar a próxima segunda feira. Esperar.

Até quem está doente precisa se mexer. Tirar o foco da doença, se tratar, mas viver a vida.

Mas pensando nisso tudo, pensando em quem tá perdido na vida, quem quer mudar de profissão, mudar de carreira, mudar de trabalho, mudar de casa, ficar parado, não vai fazer nada por você. E o segredo é se mexer, mesmo que um pouquinho por dia. Faz uma lista do que precisa ser feito nos mínimos detalhes. O que você precisa mudar, o que precisa melhorar. Não tem ainda uma meta final? Começa com os primeiros passos. Tem um objetivo? Vai escrevendo os pequenos passos que precisa tomar para chegar até lá.

Escreva tudo. Detalhe por detalhe, tim tim por tim tim. Se parece impossível a lista vista como um todo, separe por semana, por mês. Veja cada passo mais de perto. E se parece difícil começar, não fique pensando, não fique avaliando, não fique adiando. Vai e faz um item da lista. Sobrou tempo? Ficou animada? Faz mais umzinho. Cansou, tudo bem, dia seguinte você faz mais um. Mas não pare nunca! Não deixe dar um passo todos os dias pelo seu futuro, pelo seu sonho.

E vou dizer pra você, pode ser que no meio do caminho, uma nova vista apareça, uma nova oportunidade, um detalhe que você não tinha pensado. Pode ser que fazendo as coisas mais aleatórias para você uma nova ideia, uma nova meta, um novo caminho seja possível. Então não pare jamais! Escreva sua história e não espere que ela seja escrita sozinha.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.