O tempo no relacionamento

Por que dar um tempo? Como se define esse tempo? Quanto tempo deve durar esse tempo?

Sou uma pessoa completamente contra o tempo. Ou termina, ou continua namorando!

O tempo todo ouvimos casais falarem: “Demos um tempo”, mas o que quer dizer isso? Estão namorando, mas não querem se ver; querem ficar sozinhos e continuar controlando e mandando mensagens; e se rolar ficar com outra pessoa? Ou outraS pessoaS? Pode? Retomar amizades antigas? Conversar com ex? Sair com amigos solteiros?

E a traição? É considerado traição? Se vocês assistem “Friends” vão reconhecer a frase “We were on a break!”. Acredito que aqui depende de quem pediu o tempo e quem traiu. Se pediu e traiu: culpa! Se foi chutado(a) e traiu, tem certa culpa, mas afinal de contas, tem que ficar esperando o outro se decidir e chegar o dia de conversar e voltar a namorar?

Para que serve esse tempo afinal de contas? A impressão é que eu tenho é que a pessoa precisa se afastar da outra para ver se realmente gosta, ou ficar com outra pra decidir se gosta, ou sair e beber até cair para ligar embriagado e falar bobagem ou fazer promessas que provavelmente não irá cumprir.

Se está namorando é porque gosta ou ama. Se gosta, você respeita a pessoa com quem está. Mas se precisa se separar e ver o mundo lá fora sem esta pessoa, então não quer realmente dizer que você quer ela ao lado.

Sim, eu já tive necessidade de ficar sozinha, todo mundo tem. Já tive necessidade de sair com a turma antiga sem ter que apresentar namorado, inserir nas conversas nostálgicas. Ou então sair com amigas para falar bobagem e falar de homens. Mas quem disse que para isso precisa “dar um tempo”? Isso me leva a pensar que dar um tempo é que na realidade a pessoa não quer pensar na outra, sair se compromisso sabe?

São tantas dúvidas, que eu sei que tem muita gente que ainda prefere dar um tempo, mas eu simplesmente não aceito.

Não é tão complicada a sinceridade em conversar e dizer que precisa sair um  pouco sozinha(o), seja um aniversário, um churrasco, qualquer ocasião, mas ainda ter considerações com a outra pessoa. Avisar como estava, trocar mensagens, ligar no dia seguinte, saber como está, o que fez. Mesmo porque, ninguém nasceu grudado, não precisa ir em todo canto juntos, a não ser que queira.

Se nesse tempo que você precisa sair sozinho(a) perceber a falta que a pessoa faz, maravilha. Se perceber que você já não sente mais a mesma coisa e ver que o relacionamento se perdeu antes mesmo de você sentir essa necessidade, então talvez seja mesmo hora de conversar, mas aí para terminar e seguir sua vida. E se o destino ou o acaso encontrar as suas vidas novamente, ou se você sentir vontade da pessoa, saudade e necessidade de tê-la ao seu lado, lindo! Volta com tudo, ou pelo menos tenta.

O tempo geralmente faz as pessoas sofrerem, gera dúvidas, angústias como estas que eu coloquei aqui para vocês. Todo mundo se vê em casa então pensando e se torturando o que o outro está fazendo, se ainda te ama, se vocês vão voltar amanhã, na semana que vem ou se esse tempo vai durar até o dia que você encontrá-la(o) com outra.

Aprenda a se relacionar com você mesmo e com a pessoa ao seu lado. Busque a felicidade sem fazer ninguém sofrer!

 

BeijoTchau

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.

  • Ju K.

    Meuuuu!! vc disse exatamente oq ta acontecendo comigo…explicou muito bem…o meu namorado pediu um tempo…mas diz q não quer terminar comigo..q me ama…q sou a vida dele e bla bla …mas quer resolver as coisas dele!!! mas como vc disse…pq nao estar junto?? pq nao fazer as coisas mas ligar no dia seguinte…to ficando louca..não consigo entender esse "tempo"….ficar sem se ver pra que?? e o pior é que parece que pra ele ta tudo otimo..que esse "tempo" realmente esta trazendo beneficios…e eu não..to augustiada…sofrendo…não sei como agir…se respeito esse tempo ou pulo fora de uma vez…

    • Nunca dá pra entender né Ju? Se namorando muitas vezes temos que ler as entrelinhas, no tal do "tempo" tem que adivinhar pensamentos. É horrível e eu imagino sua angústia! Mas já que tá nesse barco, é melhor se destrair!
      Beijos

  • beatriz

    minha namorada pedii um tempo nao sei que fazer pois moramos juntas
    vc sabe me dizer que posso fazer?

  • Oi Bia, então, como eu digo no texto, sou contra o tempo, independente da situação, morando junto, namoro a distância, o que for. Se precisam ficar sozinhas um pouco, não tem nada de errado, durma em cômodos diferentes, uma dorme na casa de outra pessoa, passe um dia fora, andando sozinha em um parque, ou onde fizer melhor para sua cabeça, mas depois, o melhor mesmo é sentar e conversar, se vão juntas trabalhar para tudo melhorar ou se é melhor cada uma seguir o seu caminho. =)
    Beijos

  • claudio

    Oi Mari, minha esposa pediu um tempo, espaço…pensei que fosse ficar na casa da mãe ou de uma amiga, mas ela alugou um quarto com banheiro. Pedi para que ficasse e fossemos fazer terapia de casal, tinha até procurado e ligado para alguns profissionais, mas ela disse que não queria…teve um tempo que ela também sugeriu, mas eu estava desempregado, e não tinha condições de pagar as consultas. Já que ela estava decidida em sair, respeitei o desejo dela, mas o estranho é que ela começou a juntar tudo e mais um pouco…o que é dela, o que é dos dois…levou o que queria, sem perguntar, sem consultar…Me ofereci para ajudar, mas ela não aceitou e nem me pediu…seja para juntar os pertences, desmontar o armario, levar a mudança para o endereço novo…ela não quis nada de mim…

  • Claudio

    Fez uma semana hoje, eu ligava no começo para saber como estava, mas como ela agia de forma fria e indiferente, passei a não ligar..ela me ligou,mas foi para pedir mantimentos que compramos no mês passado e mais alguns pertences que ficaram para tras…Ela veio buscar, hoje, eu tinha juntado as coisas dela, pq é doloroso para mim, ficar vendo e lembrando dela…mas ela distorceu e já foi levando tudo, achando que eu separei para ela levar…fiquei chateado, com a atitude dela, mas ela não quis conversar…ela não gosta de conversar. Sei que é uma semana, mas perguntei o que esta passando na cabeça dela e no coração…e já se alterou e disse que eu estava pressionando e ficou grossa…e antes dela passar pela porta, perguntei…"é tempo ou término?… porque eu preciso seguir com minha vida…eu me sinto ligado em vc…mas, vc age como quem tem raiva ou se não gostasse de mim"…ela responde:"não quero conversar com vc agora…" e deixou para tras, das coisas dela, somente o que ela não quer mais…incensos, enfeite de rack, vasos…eu!

  • Oi Claudio, sinto muito. Eu não sei, nem poderia te aconselhar em nada. Como falo no texto, sou contra o tempo e sua indefinição e sempre muito a favor de uma boa e honesta conversa. Se ela está fugindo, talvez você deva deixar ela sozinha um pouco ou talvez se encontrar para colocar sua posição a respeito e deixar claro que quando ela quiser, é para te procurar. Talvez agora ela esteja indecisa e incerta do que ela sente ou o que quer.
    Eu realmente não sei, não conheço a relação de vocês e também não sou profissional para poder disparar conselhos e possibilidades. Mas eu acho que você deve seguir seu coração, é sempre ele quem manda de qualquer forma, não existe teoria ou caminho certo para esse tipo de coisa.

  • caique

    É isso mesmo q ta acontecendo comigo affs to aponto de perder a cabeça e eu ainda não sei o motivo ,dela pedir esse tempo.

  • Vanessa

    Olá Claudio, vi a sua mensagem e gostaria de te dar um conselho, alias não um conselho, mas já passei por essa situação. Primeiro, ame-se se ela não quer conversar com você, seja por qualquer motivo respeite o espaço dela. Infelismente você não sabe o que se passa nbo coração dela por falta de conversa da parte dela, mas não limite a sua vida por alguém que se quer não soube e não quiz te ouvir. Deixe que o tempo dirá e acertara tudo ao seu jeito, mas seja lá o que for, viva, curta sua vida, aproveite mais e se de valor. Se ela for pra ser sua as coisas irão acontecer naturalmente. Um abraço e sucesso

  • Leonardo

    Olá Mari, então daqui, certamente meu caso é o mais complicado…

    Cometi muitos erros com o amor da minha vida, por imaturidade, nunca a trai, mas foram muitas coisas que foram desgastando nosso relacionamento, e em uma dessa briguinhas, algo muito grave que aconteceu na vida dela, acabou vindo a tona e ela me culpa por isso, pode ser que seja minha culpa mesmo. mas eu amo ela mais que tudo nessa vida, e quero de volta. Mas ela me pediu um tempo, e disse que algo apagou dentro dela, e que não pode voltar comigo dessa maneira. PQ ELA NÃO DECRETA O FIM LOGO ENTÃO? PQ ME ME FAZER SOFRER ASSIM? SERÁ QUE ELA TEM DÚVIDAS OU SIMPLESMENTE QUER ME MACHUCAR? EU MORO NO RJ, E ELA EM SP. NA ÚLTIMA VEZ QUE FUI PRA LÁ, PASSEI 7 MESES. E TIVEMOS MUITAS BRIGUINHAS… temos uma diferença grande idade, eu tenho 22 e ela 36.