Organizando pastas e documentos em casa

Uma das coisas mais chatas da vida é precisar de um documento, saber que ele existe e não fazer ideia de onde ele possa estar e ter que revirar a casa inteira atrás dele. Então para evitar a bagunça vem aprender comigo como deixar tudo sempre organizado!

E olha que não sou um exemplo de organização, não tenho aquele costume de pastas coloridas, etiquetadas, fotografias organizadas e categorizadas, nada disso. Sou prática e busco opções fáceis e que todo mundo posso se adaptar facilmente sem me achar louca. Então as dicas são simples, e se agora está uma bagunça, basta separar um momento, algumas horas para sentar e separar tudo, colocar tudo na mesa ou no chão, colocando em pilhas depois passar para as pastas. E daí por diante é só manter.

Documentos importantes

Primeiro de tudo a dica é separar por tema. Sim, se mais de uma pessoa mora na mesma casa tenha uma pasta pra cada um com os documentos mais importantes de uso raro (passaporte, certidão de nascimento, diploma, reservista, carteirinha de vacinação, certidão de casamento, etc)

Depois separe por item, uma pasta para papelada do carro – apólice do seguro, contrato de compra, tudo mesmo; da casa – registro do imóvel, e qualquer outra papelada que tiver, mesmo que seja velha e você nem saiba do que se trata; Eletrônicos e eletrodomésticos – sempre tem o papel da garantia, manual que você pode precisar um dia, então é legar ter uma pasta para eles, e é só ir se desfazendo conforme trocar o produto.

E um fator importante: lembre-se de etiquetar na frente da pasta do que se trata: Nome da pessoa, Carro, Apartamento.

E outro fator importante, se tiver familiares próximos falecidos e você ficou com a papelada, guarde também, certidão de óbito, nascimento, casamento, outros documentos. Pode ser que você precise algum dia.

Contas

Tenho uma pasta com contas velhas – temos que guardar por 3 anos – e uma pasta que esvazio no começo do ano – coloco as contas do ano anterior na velha. Uso sempre aquelas sanfonadas, e separo cada espaço para uma conta diferente. Dessa forma se rolar alguma cobrança, você pode voltar na pasta e encontrar mais facilmente a conta que foi paga para comprovar, ou não encontrar e ver que faltou pagar mesmo.

Para os desorganizados

Se não tem jeito, você pode até organizar tudo uma vez, mas conforme vai precisando dos papéis não volta pro lugar, tenho a solução perfeita: tenha uma pasta extra naquela primeira gaveta que costuma colocar tudo dentro. E então quando for colocar na gaveta, coloque pelo menos nessa pasta.

Lugar da casa

Nada de colocar na estante de livros aberta na sala ou na gaveta da cozinha. Prefira uma gaveta do armário ou da cômoda que fique fechada, no escritório, ou naquele armário que organiza tudo, fotografias, livros de estudo e afins. Mas tenha em um lugar que não se misture com outras coisas, que não vire um porta treco nem aparente.

*Esse é mais um post do desafio #30ideiasem30dias

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.