Os melhores cheiros do mundo (por mim)

Eu sou uma pessoa muito sensível a cheiros. Bons e ruins. Odeio cheiro de cigarro e consigo sentir o cheiro a metros de distância. Cheiro de lixo, esgoto, suor e qualquer outro cheiro desagradável. Mas tenho uma memória olfativa incrível e guardo muitos cheiros e aromas em minha memória. É uma das coisas que mais gosto de reparar e sentir.

Tenho história com cheiros, boas lembranças, cheiros que me lembram de lugares, situações e pessoas. E muitas que nem lembro, mas ao passar por algo parecido, volta a memória a algo ou alguém. Então hoje fiz uma lista de cheiros que amo, alguns com suas histórias.

Terra molhada

O famoso cheiro de chuva que tanta gente ama. Muitas vezes o cheiro chega antes da chuva vindo pelo vento. Mas é sempre um cheiro agradável, desses de fechar os olhos e só apreciar a doçura da natureza.

Roupa limpa

Minha favorita é roupa de cama recém trocada, cheirosa e macia. A primeira deitada nos lençóis recém trocados é maravilhosa e eu sempre dou um sorriso. Mas roupas lavadinhas e cheirosas em geral são maravilhosas. Aquele cheirinho de sabão e amaciante que abraça nosso corpo.

Alho e cebola refogando

No óleo, azeite e principalmente na manteiga. É aquele início de muitos pratos, é quando a fome sorri e sabe que logo vem delícia pela frente. Tem dias que estou começando a preparar alguma comida e só com esse cheiro o Gui (marido) chega na cozinha para apreciar a beleza da cebola ou do alho sendo refogados.

Floresta e flores

Tem gente é que de praia, mar e areia, eu sou do campo. Amo o cheiro das folhas molhadas pela manhã, o cheiro das flores e da natureza. É uma mistura de cheiros maravilhosos e uma vontade de tocar em tudo.

Café torrado

Esse tem história! E sim, cheiro de café passado é uma delícia, mas o cheiro de café torrado ganha meu coração. E o motivo é bem simples, meus avós moram em Cornélio Procópio aqui no Paraná e eu cresci passando as férias na casa deles. E no meio da cidade fica uma fábrica de café. Então a cidade pequena tem esse cheiro maravilhoso de café torrado! Eu costumo passar pelo viaduto de entrada da cidade e já abrir os vidros para dar aquela primeira inalada. É minha melhor memória de cheiro!

Pele do Gui

Não é perfume, sabonete, desodorante, nada disso. É aquele cheiro da pele natural. Uma vez li sobre a química da pele, que existe um termo para explicar a atração pelo cheiro de uma pessoa, e o poder que esse cheiro tem. E eu comprovei isso! Pode estar tudo dando errado, a pior TPM, é mergulhar no pescoço dele e praticamente meditar respirando, que tudo se acalma. É incrível isso! Mas eu sempre esqueço a palavra e nunca consigo encontrar uma forma de pesquisar para encontrar novamente.

Casa limpa

Não sou a mais louca da limpeza, uma vez por semana pra mim é o suficiente para dar uma geralzona e de tempos em tempos uma mega faxina. Mas só essa limpeza semanal de tirar a poeira, passar alguns produtinhos cheirosos já deixa a casa com cheirinho bom. Dá uma paz!

Hortelã

Amo as outras ervas frescas (manjericão, alecrim, tomilho, etc), mas a hortelã me acalma, me faz um bem danado. Se comi em excesso recorro a um chá, se quero um drink, sempre olho para os que tem hortelã. E no chiclete, é o meu favorito.

Perfumes e colônias

Se tem algo que eu amo é entrar em uma loja de perfumes e sentir novos aromas, novas misturas. Encontrar o que tem em cada uma, ter as favoritas e imaginar se eu ou alguém que amo ficaria bem com ela. Mesmo que eu não compre, amo descobrir novos cheiros dessa forma. Mas olha, eu gosto muito de ter perfume! Tenho uma coleção, uso diariamente e elas duram muito por aqui.

Mas ao mesmo tempo que amo, acho difícil encontrar a combinação perfeita para mim, que fique para sempre, que não enjoe.

Pão

Não tem cheiro melhor que o pão saindo do forno pra mim. Não importa o tipo de pão, o cheiro dele fresco, quentinho é sempre maravilhoso. Seja feito em casa ou lá na padaria. Sou o tipo de pessoa que fica feliz de ir na padaria, e ir com dinheiro sobrando significa voltar com muito mais que o saquinho de pão francês.

E olha, tem muito mais, alguns perfumes que lembram pessoas queridas, muitas comidas, algumas flores, essências, velas e afins. Tenho lembrança para muita coisa. Mas esses aí são meu top 10 na lista de melhores cheiros do mundo!

E você, tem algum cheiro que tem história? Tem um favorito?

Gif de capa por Ethan Barnowsky

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.