Para mostrar – Resenha do livro “O traidor de Belém”

Oi pessoal!

No aniversário ganhei o livro “O traidor de Belém” de Matt Beynon Rees da Editora Planeta. E quero falar sobre ele para vocês.

ImageShack

O livro fala sobre Omar Yussef, um palestino, professor de história que dá aula para crianças cristãs e muçulmanas em Belém, uma cidade controlada pela Brigada dos Mártires. Um exército que resiste às forças israelenses, mas para se defender não poupam nem  os próprios palestinos.

O sonho do professor é que as religiões convivam em harmonia, que sejam mais tolerantes umas com as outras, e por isso em suas aulas fala claramente a respeito da realidade e a verdade da história de seu país, contrariando as forças locais.

E após um episódio suspeito, onde seu ex-aluno, crstão e amigo, George Saba é preso, culpado por estar envolvido em uma emboscada israelense para assasinar um membro da Brigada sem qualquer prova.

Omar se sente culpado pelo fato, devido ao fato de ter sido o professor de George e de ter ensinado à sempre enfrentar as forças locais repressoras. E com isso ele decide investigar os acontecimentos que seguem durante a trama.

O livro é realmente envolvente no desespero do homem; sua luta para ser alguém que fez alguma diferença boa no mundo; as desconfianças em seu amigo, vizinhos, chefe da Brigada, diretor da escola, e tantos outros; o amor por sua família; o temor; e tudo que envolve seus conflitos pessoais e locais.

A parte difícil da leitura para mim, assim como é complicado em todos os livros em alguns outros idiomas, são os nomes. Não só pelo fato de ser difícil ler, mas memorizá-los e então relacionar o personagem na história, já que muitos nomes são parecidos.

Mas eu realmente indico o livro. É uma boa leitura, fora os nomes, é um livro fácil de ler, mesmo com toda a investigação e algumas descrições, não o torna o livro muito pesado diante do amor que o professor sente por seus alunos e família.

Em algumas livrarias você pode encontrar ele em promoção e ter uma leitura boa e barata!

E hoje já começo “A curta segunda vida de Bree Tanner”, livro de Stephenie Meyer, um anexo ao livro “Eclipse” da famosa saga crepúsculo que poucas pessoas não conhecem. Como é um livro pequeno, espero ler até quarta-feira, dia que vou assistir a estréia do filme.

BeijoTchau

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.