Periscope – O que é? Para que serve? Como usa?

Está começando uma onda, tem algumas semanas, do Periscope. A verdade é que o Twitter lançou ele no mês passado, mas estava todo mundo ocupado com o Snapchat e não deu muita atenção. E como tudo é muito instável, ou todo mundo quer estar em todo lugar, agora as pessoas estão chegando ao Periscope e começando a usá-lo mais ativamente. Então eu vim aqui contar um pouco dele, mostrar a cara e falar o que você tem a ver com isso.

O que é?

O Periscope é um Streaming de vídeo e que você pode ter uma transmissão aberta para o mundo todo ou para algumas pessoas convidadas. Até o momento eu só vi transmissões abertas.

Como muita ferramenta que surge hoje em dia, não tem uma funcionalidade limitada, é para todo tipo de gente, mas esses streamings abertos fazem mais sentido quando existe um número grande de seguidores para te assistir, caso contrário, é meio solitário.

As utilidades dele podem ser variadas, com o uso mais jornalístico e transmissões instantâneas de alguma notícia, como um protesto, um discurso de político, a prisão de alguém ou a invasão da polícia em algum lugar. O jornalista ou formador de opinião começa o stream, os seguidores são notificados e começam a acessar. Mas podem ser pessoas famosas mostrando o seu intervalo no set de gravação, as coxias do teatro ou a produção da maquiagem. Ainda pode ser um vlog de YouTubers rápido entre uma atividade e outra, ou a reunião de pauta de um programa de TV.

E se você segue alguém que fez um streaming em um horário que não foi possível acompanhar, o vídeo fica lá, disponível para assistir por 24 horas. Isso, igual o “Minha História” do Snapchat.

Não sou famosa, e agora?

Você não precisa entrar lá só porque é famosa, você pode entrar para seguir várias pessoas, incluindo marcas.

E se você gosta de compartilhar pequenos videos do seu dia a dia ou da sua viagem e se sente limitada no Snapchat, pode usar lá também e limitar quem vai ver. Por exemplo, está em uma viagem de férias e quer mostrar alguns trechos, restaurantes, festas, é só criar o streaming no momento e gravar, quem puder ver no momento vai acompanhar ao vivo, quem não puder, vai ver depois.

Tudo bem, quero usar, como faz?

Primeiro você precisa baixar ele na Apple Store ou no Google Play.

IMG_5597

E quando abrir o aplicativo vai precisar logar, e aparentemente, precisa de conta no Twitter, então você libera e pronto, ele usa a mesma foto, bio e tudo.

E aí é só adicionar quem você quiser. Na primeira tela você vai encontrar as pessoas que segue e que possuem o Periscope.

IMG_5598

E então você vai para a tela principal do aplicativo que você vê se tem alguém online fazendo streaming em primeiro e uma linha do tempo das reproduções mais recentes. Algumas você poderá assistir caso não tenha acompanhado ao vivo – e eu não consegui entender qual o critério de quais podem ser reproduzidas ou não.

IMG_5599

Em baixo tem a barra de navegação com uma TV (tela principal), um globo (com os detaques no mundo todo que está rolando no momento), uma câmera (para você começar a sua reprodução) e os bonequinhos (para adicionar conhecidos e famosos no app no mundo – e mudar suas configurações).

IMG_5531

Globo.

IMG_5533

Pessoas para seguir pelo mundo.

Configurações

Essa é a pagina do seu perfil, normal, sem nada de mais, mas como falei, com foto e bio que vem igual a do twitter.

 IMG_5602

Iniciando um streaming

Antes ele vai pedir para você autorizar o uso de imagem, audio e localização do seu celular. E então vai para a tela seguinte.

 IMG_5532

Você pode escrever sobre o que é seu vídeo e clicar nos botões para as opções: liberar sua localização, reprodução privada (que leva para a tela a seguir que você determina quem poderá assistir), quem poderá comentar – se só quem você segue ou se todos, e se vai postar automaticamente em seu perfil no twitter que você iniciou um vídeo.

IMG_5608

IMG_5604

Adicionando pessoas para sessão privada. E como ninguém me segue, não posso criar essa sessão privada.

IMG_5606

Ativando ou desativando comentários.

IMG_5607

Liberar postagem de notificação no Twitter ou não.

Assistindo um vídeo ao vivo

Se você liberou notificação, quando alguém que você segue começar um streaming, vai tocar algum som (um canto de passarinho, é claro), então é só abrir o aplicativo e naquela primeira tela vai ter a imagem de quem está com vídeo online, então é só clicar e a tela vai mudar.

 IMG_5526

Quando você abre a cara é essa, vai carregando o número de pessoas assistindo, subindo coraçõezinhos e logo começam a pular comentários na tela, o que dificulta a visualização da imagem por completo.

Se o streaming estiver lotado, sim isso acontece, olha esse da Ellen Degeneres:

 IMG_5514

Fica bloqueada a barra de comentários e eu não sei a partir de quantos viewers bloqueia, o que é bom, se com 74 ali no da Dani Noce já pega mais da metade da tela, imagine 1.900 pessoas né!

E se você for escrever ainda, o teclado pega metade da tela:

 IMG_5525

Se você clicar no bonequinho durante o streaming, você consegue ver quem está online e é possível compartilhar para seus seguidores quem está fazendo video no momento.

IMG_5527

Assistindo vídeos finalizados

Lembra lá na tela inicial que tem uma linha do tempo e que dá para assistir alguns? Então, eles carregam assim:

 IMG_5529

E então você pode acompanhar o que rolou.

 IMG_5530

Neste caso, é uma reunião de equipe da Ellen Degeneres.

Mas e o que mais? Bom, gostoso mesmo é fuçar, tem opções para dar curtida em vídeo, dá para esconder o chat e aqui no Brasil, bem da verdade, é que só vai funcionar em wifi e com internet boa. Lá fora o 4G funciona perfeitamente, então fica bem mais fácil, por aqui deve ser mais difícil de fazer e assistir os vídeos.

Lembram da twitcam que muita gente famosa usou? Então, agora ela sai pelo celular, o vídeo fica a disposição por um tempinho, e a ideia é poder gravar da rua, a rotina, a notícia, bater papo com seus seguidores, gravar trechos curtos de vídeo sem precisar postar no facebook ou no instagram. Então aguardem para ver ensaio de bandas que gosta, políticos mais modernos (ou com assessores modernos), jornalistas no lugar certo e na hora certa, vlogueiros andando pela casa entre uma gravação de vídeo e compromisso. E as marcas também estão chegando, mostrando eventos, lançamentos, entrevistas.

Então se você está conectado o tempo todo, poderá acompanhar vários streamings o dia todo, e dá também para acessar web para assistir. Se você é daqueles que nem lembra do snapchat, assiste os vídeos da história antes de dormir ou no banheiro, bom vai perder a instantaneidade da internet, como sempre. E não, isso não é um problema, ele é esquecido em 24 horas.

Quem tem Periscope para poder seguir?

Como falei, as pessoas estão começando a usar agora, então do meu twitter tem aquelas 22 pessoas que estou seguindo, mas quem já fez vídeo nessas duas semanas que tenho acompanhado o aplicativo foram a Dani Noce (do ICKFD – ela está bem ativa lá, se não é ela, é o Paulo), a Ellen Degeneres (fez até entrando para a gravação do programa), a C&A (não consegui ver porque estava na rua, mas no dia tinha um evento, então deve ter sido de lá), Judy (youtuber americana – It’s Judy Time), Thiago Pasqualotto (do Morri de Sunga Branca, testou esses dias, disse que iria fazer mais vezes e com tempo)

E é isso, eu acho. Espero ter ajudado a entender, mais ou menos. Se não entendeu depois de tudo isso a melhor definição que consigo dar é: Um misto de Snapchat e Twitcam. 

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.