Pet em casa – Cuidados especiais

Sim, ter um um bichinho em casa requer algumas mudanças e cuidados especiais, não é só adotar ou comprar, comprar a ração e pronto, você precisa pensar no bichinho, na saúde, nos casos especiais e por aí vai. Então vem pensar comigo:

1 – Limpeza e higiene

Sua casa pode ter uma higiene okey, mas com um bichano é preciso ter alguns pontos super bem cuidados, por exemplo: chão da cozinha! Mesmo educado, alguns bichos não se importam se é sujeira, se é um alimento que vai fazer mal a eles, caiu no chão, em baixo da mesa, da pia, do fogão, eles vão fazer de tudo pra tentar pegar e comer. E depois você vai ter bastante trabalho e gasto com eles passando mal porque o estômago é sempre bem sensível.

Então para evitar, preste atenção ao cozinhar para não deixar cair nada, se cair junte na hora. Passe um pano em volta do fogão ao menos uma vez na semana porque cai muita gordura e eles ficam lambendo.

giphy (21)

2 – Telas, grades e proteção

Gatinhos todo mundo sabe que é preciso colocar tela na casa, principalmente se for um apartamento alto. Mas os outros bichinhos também precisam receber uma atenção de possíveis problemas e então ter alguma mudança. Aves, principalmente essas que são deixadas soltas. Tartarugas e lugares perigosos que podem entrar e ficar presas. Roedores e suas gaiolas, momentos de brincadeira soltos no ambiente. Cães e áreas não permitidas, espaço na grade e portão que eles podem passar e fugir ou até mesmo aquele cantinho da sacada que possa ser um problema de passagem deles.

Então dê atenção e faça pequenas mudanças e reparos para ter seus bichinhos seguros em casa.

3 – Lixeiras e cestos de roupa

Teu cachorro (especialmente eles) pode ser o mais educado do mundo, mas em um momento de rebeldia ele pode estragar toda a educação recebida com uma revirada no lixo (geralmente do banheiro) ou do cesto de roupa suja que tem fácil acesso. Então para evitar essas “artes” e desconforto, antes de sair de casa feche a porta dos banheiros – onde geralmente está os dois focos de ataque.

giphy (23)

4 – Armazenamento de tudo

Não é só a forma de armazenar a ração e biscoito deles pra não ter problema com insetos ou de eles mesmo atacarem, mas local de armazenar produtos de limpeza, medicamentos, tinta, esmalte e qualquer outro ítem químico. Provavelmente eles não vão atrás desses produtos, mas deixar por cima pode acontecer um acidente de subir na prateleira e derrubar ou bater o rabo, coisas assim.

5 – Frio x calor

Sim, eles sofrem muitas vezes mais que humanos. Se está muito calor pense na água, que deve ser sempre fresca, veja opções de brincadeiras com gelo ou alimentos congelados, deixe livre áreas frias com piso gelado para eles se refrescarem.

E no frio é preciso pensar neles também, se não usam roupa, pense em ter uma manta ou cobertor (desses baratinhos que dá pra comprar no mercado para cobrir as pernas no sofá) sempre em sua cama, cubra as gaiolas protegendo bem do frio, não deixe janelas diretas abertas na área deles.

Então monitore as brincadeiras, onde brincam mais, como se comportam em temperaturas altas e baixas. Dê atenção quando ficam mais quietos e vá sem chamar atenção perto para ver o que andam aprontando. Prepare sua casa para ter um pet com segurança e feliz em casa! 

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.