Planejamento para o novo ano

O ano está acabando e é costume parar para pensar em tudo que foi feito, o que não foi feito, arrependimentos e aprendizados. É hora de se organizar para iniciar um novo ano com novas idéias, alguns planos e uma mente mais aberta e organizada.

E para se organizar é importante criar uma lista, ou organizar idéias em escrito para não faltar nada no ano seguinte. E quando digo organizar, não é pensar em itens como: emagrecer, arrumar um namorado, estudar mais e assim por diante. Precisamos pensar em itens mais palpáveis e de fácil alcance.

Pense em coisas que você queira fazer, sonhos, algum item de luxo que você queira comprar, uma viajem. E para cada item começar a pensar em como alcançar, tempo de preparo, de economias.

No lugar de emagrecer, troque por atitudes como: refrigerante uma vez no final de semana, ou carne uma vez na semana ou ainda, escolha uma atividade física. E pense baixo, se você acha que terá dificuldades em alcançar facilmente seu objetivo. Nada de prometer pra si mesmo caminhar todos os dias, se você sabe que tem preguiça, que tem compromissos e que sempre chove em sua cidade. Veja como quem quer começar a correr – ninguém sai correndo uma hora e meia todos os dias, é progressivo. Faça isso também para mudança de hábitos e costumes.

Se quer comprar algo ou viajar para algum lugar e precisa de um investimento, comece o ano com o financiamento do seu sonho. Pense no quanto você ganha, nas contas que deve pagar e no quanto você deve guardar por mês.

Se tem atividades que quer realizar como bungee jump, paraquedismo, mergulho, esgrima, tricô, fotografia, qualquer coisa. Pense no investimento, faça orçamentos, tempo de dedicação. E acima de tudo, se programe.

Até mesmo para coisas simples, como um novo corte de cabelo, uma tatuagem. Para muita gente certas mudanças são difíceis e devem ser planejadas, estudadas, testadas até que se aceite e encare o desafio.

Mudanças de personalidade, como ser mais calma, aprender a respirar, trabalhar a TPM, controlar os nervos, controlar a anciedade; tudo isso deve ser estudado e se você não colocar no papel esse desejo e planejar, vai ser muito difícil se lembrar depois na correria do ano no meio de compromissos, agenda, atividades e quando nossa cabeça já está um furacão e acabamos adiando para o ano seguinte.

Mudança de quarto, pintura da casa, reforma de um móvel, troca de carro, troca de emprego, começar uma faculdade. Tem que planejar, ter certeza do que quer, ter certeza que irá dar conta, ter o apoio das pessoas mais importantes e o mais importante de tudo, é lembrar dessa lista e poder ir marcando tudo aquilo que você obteve sucesso.

Outra dica importante é ter itens em sua lista que dependam de você.

E corram pensar na lista e começar a planejar cada item dela, para não perder nenhum minuto do ano que está para chegar.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.