Plantas e vasos pela casa

Não sei se é a idade, mas tem um tempo que tenho um amor por pequenos, médios e grandes vasos de planta pela casa. Infelizmente, o apartamento em que moro fica entre outros, não tem sacada e as janelas são laterais, o que significa: nada de luz direta, e quase nada de luz natural pra falar a verdade e como moro em Curitiba, isso significa também muita umidade. (é tanta umidade que eu consegui matar um jardim de suculentas que fiz – sim, suculentas, que quase não colocava água e não precisa de tanta luz)

Mas enfim, acho lindo ter um pouco de natureza dentro de casa, nem que seja no único canto da casa que recebe um mínimo de claridade. Dá vida, energia positiva, alegria, tudo isso, só de ter um vasinho enfeitando.

Tudo bem, você quer ter também, mas não sabe onde colocar, como colocar, qual colocar? Vim ajudar um pouquinho, porque mesmo com tanta dificuldade eu não desisti e tenho um cantinho todo fofo em casa que eu cuido com todo carinho.

Primeiro de tudo, se você tem uma boa iluminação, é para aquele canto que você deve dar atenção. Janela da cozinha, do banheiro, do quarto, uma pequena sacada. Dá pra resolver, é só ter algumas ideias e aplicar de acordo com a decoração da sua casa.

Na cozinha:

É o meu canto favorito, adoraria ter alguns vasinhos com temperos pra usar no dia a dia, mas aqui a janela é alta e bem em cima do fogão, ou seja, impossível e direto nos respingos de gordura e calor do fogo.

Então você tem essa opção, na beirada da janela, na bancada perto da pia e de onde prepara os alimentos, ou em prateleiras mais altas.

Aqui algumas ideias:

plantas

Nessa cozinha os vasos foram pendurados junto com os utensílios, fofo e prático. E na outra tem por toda parte, a grande maioria suculentas e cactos, os melhores pra quem não tem muita aptidão em cuidar de plantas (tipo eu). Nos nichos, na mesa e até penduradinho.

Sala de estar e tv

Se for bem iluminada você pode fazer o que quiser, nas paredes, vasos de plantas grandes, colocar vasos em vários cantos, tanto faz, aproveite a luz que sua casa recebe.

plantas7

Nessa primeira eu achei uma fofura o aproveitamento da escadinha pequena no cantinho da casa , na outra a mesinha de canto ganha um charme com um cactus grande, não muito bom para casa de pessoas estabanadas.

plantas3

Geralmente os locais mais iluminados da casa, o que dá mais liberdade na variedade e nos locais de se colocar os vasos. Aqui temos uma sala bem ampla, aconchegante com um vaso médio de folhagens no canto. E na outra uma sala super moderna com um pequeno vaso no canto.

Home Office

Se você trabalha de casa ou não, sempre tem aquele cantinho do computador, de organização. Bom, esse cantinho merece também um vasinho simples, flores ou folhas. Olha só:

plantas2

Nesse primeiro tem uma janela linda, com um beiral que permite ter objetos e nesse caso, o vaso é um manequim, super diferente e somente com folhagens dando cor ao ambiente. Na outra imagem foi só um buquê, perfeito para quem tem facilidade de comprar flores variadas toda semana e trocar logo que elas começam a murchar. E a outra opção é um pequeno vaso de folhagens na prateleira junto com pastas, livros e documentos, aproveitando a luz da janela.

Quarto

Já li em alguns lugares que não é muito aconselhável ter planta no mesmo ambiente em que dormimos, assim como já li que é ótimo ter. Mas um verdinho não deve fazer mal a ninguém, não é? Vamos ver algumas ideias:

plantas4

Na primeira temos um quarto super clean, muita luz e muito branco e a folhagem acaba recebendo um destaque especial. Na outra um quarto com mais informação, mas bem organizado e com uma janela enorme que recebe a planta. E então um vasinho pequeno, no criado mudo, para quem tem medo de ousar, para quem tem medo de estragar ou matar a planta, nada como uma suculenta ou cactus. As duas imagens menores encontrei nesse blog fofíssimo (Pink Friday) que tem muita imagem linda, só não dá pra entender nada do que tá escrito.

E aqui eu separei umas ideias fofas, criativas e lindas de arranjos e vasos:

plantas5

Eu caixotes pendurados, em caminhões de brinquedo.

plantas6

Em xícaras antigas, em pequenas escadas, em um livro antigo, em vaso de cisnes.

E pronto, tantas ideias que dá para começar a analisar objetos diferentes para virar um vaso ou móvel para colocar eles. Mas tenha planta e coloque mais vida na sua casa, aprenda a lidar com elas aos poucos, não fique triste quando uma morrer, mas aprenda o que podia ter feito para ela ter sobrevivido, adubos, água. Pesquise, pergunte na loja, fale com amigos que mantém plantas. Pode ser um hobbie maravilhoso.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.