Por que ter um nutricionista é importante?

Eu estive aí do seu lado, questionando a real necessidade de ter um nutricionista. Tanta informação disponível gratuitamente. Toda semana uma revista com uma informação nova sobre as oleaginosas, sobre a água com limão, as gorduras, os lanches entre refeições, novos exercícios, a atividade da moda e por aí vai. E eu vivia me convencendo que eu sabia o que estava fazendo errado, que era só começar a fazer certo que ia funcionar. Aí quando fazia um pouco certo, ou o que eu acreditava ser certo, desanimava depois de uma semana.

Mas meu foco lá atrás era só emagrecer mesmo, e que fosse de preferência em uma semana. E para a maioria das pessoas é isso.

A verdade é que depois de eliminar mais do que eu imaginava em menos de um ano, depois de relaxar algumas vezes e ter um pequeno retrocesso, consegui pensar na real importância desse especialista! E aí sim, decidi vir contar para vocês.

Primeiro de tudo, vamos considerar aqui bons nutricionistas, que dedicam o tempo de consulta ao paciente, a conhecer hábitos, construir planos alimentares que atendam as necessidades, gostos e rotina. Não estou falando daquele profissional preguiçoso e sim, incompetente que atende em 5 minutos e te dispensa com um plano pronto impresso direto da gaveta. Acredite, já estive em um desses, foi caro e decepcionante!

Então, se depois que você ler esse post pensar: quero um nutricionista para chamar de meu. Bom, pesquise, pergunte para conhecidos, peça no facebook indicações, veja forma de trabalho e encontre sua metade da laranja nessa área. Geralmente o plano de saúde não paga, então é um investimento seu e deve valer cada centavo, certo?

Mas eu te digo, será um investimento para a vida!

Não é só pensar que nutricionista é para perder peso não. Sei que a maioria das pessoas tem alguns quilinhos para eliminar, mas é para você, sua saúde, suas deficiências, suas necessidades. E um bom nutricionista vai te auxiliar nisso. Tudo na sua vida pode estar relacionado a alimentação: qualidade do sono, dores de cabeça, dores no corpo, intestino, tonturas, mal estar, queda de cabelo, unhas fracas, ossos fracos e muito mais que eu nem saberia descrever.

Nutricionista não é um monstro que vai mandar você cortar toda a gordura da sua vida, a sobremesa, a batata frita do happy hour, a cerveja com os amigos. Você sabe o que faz mal e não precisa de ninguém te falando não. É claro que eles vão tentar te convencer o que há de errado na sua alimentação e que obviamente você já sabe. Mas vai muito além disso. É sobre conhecer seu corpo, as necessidades de alimentos, nutrientes, que horários absorvemos melhor cada coisa, o que comer depois de um dia de muita comilança, como ter uma vida feliz e equilibrada. E é também sobre conhecer novos alimentos, sabores, misturas, mas muito mais equilibrado, que seja melhor para o seu corpo.

São poucas pessoas nesse mundo que decidem mudar radicalmente a alimentação e abdicam de coisas que os reles mortais amam. Os demais querem curtir uma noite com amigos, comer uma carne mais pesada de vez em quando, almoçar na casa da vó no domingo sem desviar de todas as delícias, e ir na festinha de criança sem passar vontade. E para ter essa vida equilibrada é preciso conhecimento, é preciso saber que tudo bem curtir o que ama, mas que no dia seguinte temos opções melhores para nosso corpo. O que comemos reflete em nosso corpo depois. O que comemos reflete em nosso corpo o tempo todo! Alimento pode adoecer, mas pode curar!

E eu prometo, que se você investir em você muita coisa que nem imagina vai mudar a sua vida: gripes constantes, constipações, dores sem explicação, cansaço, tonturas, fraquezas e por aí vai. É um investimento que em cada consulta é uma aula com terapia! Porque o bom nutricionista vai te ouvir, vai perceber suas falhas, suas fugas e vai te dar opções, vai fazer você parar para pensar melhor em tudo que você coloca em se corpo.

Desprenda-se de esteriótipos de chatos do suco verde, das trocas sem graça, do terrorismo alimentar, da eliminação de tudo que ama. E vá atrás de conhecimento, de uma vida cheia de saúde, equilibrada e feliz!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.