Pós festa de casamento – O que fazer?

Durante o planejamento do casamento temos uma lista infinita de coisas para fazer, confirmar, pagar, escolher, e quando chega o grande dia só torcemos e esperamos que tudo corra conforme o planejado e bem. Mas e depois? Não é só juntar os pertences e ir embora para a lua de mel. Então, vim aqui ajudar com uma segunda lista de afazeres para não faltar nada depois de tanto dançar e celebrar.

1 – Bebidas pagas

O restaurante ou buffet é pago com antecedência, mas geralmente ficam as bebidas consumidas no dia para levar para casa ou para pagar depois. Então tenha certo que alguém vai fazer isso, se não for o casal antes de fechar o salão.  

2 – Itens de banheiro e decoração

Geralmente é a equipe de cerimonial que ajuda nessa tarefa. Se não tiver, tenha alguém (de preferência que não vai beber e esquecer) que vai passar pelas mesas e juntar itens esquecidos pelos convidados, guardar o kit banheiro, o buque da noiva, a gravata e terno do noivo, o topo do bolo e os itens de decoração que são dos noivos (fotos, bandeirolas, placas, etc).

3 – Retirar os presentes

A maioria dos presentes são comprados direto em lojas pelos convidados, seguindo a lista dos noivos e então é convertido em créditos. Se o casal não for retirando conforme forem ganhando, tem uma data limite para uso e fechamento. Veja bem a data limite e se existem benefícios se fechar o pedido antes – em uma loja que fiz a lista tinha descontão e entrega gratuita, demorei e perdi.

E  se a pessoa dedicou um tempo para escrever um cartão, uma mensagem bonita, dedique um tempo para responder e agradecer.

4 – As fotos

Cada fotógrafo e equipe de vídeo tem em contrato o tempo de entrega, se vai mandar provas para escolha, se tem álbum pronto, se entrega tudo em cd. Acompanhe esse prazo e segure a ansiedade.

E se você pediu para os convidados usarem uma hashtag para facilitar a visualização, veja já no dia seguinte, curta e comente. E se tiver favoritas, peça o arquivo original como recordação, muitas vezes os convidados pegam momentos de ângulos diferentes do fotógrafo.

5 – Sobras de comida

Sempre sobra alguma coisa, principalmente bolo e docinhos. Então tenha alguém que vá reunir tudo isso e já decida o destino. Se vai para a sobremesa do almoço do dia seguinte que a família toda se reúne, se vai para a casa dos noivos comerem a semana toda, se vai distribuir depois com algumas pessoas, se vai doar, enfim.

6 – Roupas alugadas

O terno do noivo, vestido da noiva, vestido das daminhas, da mãe da noiva, toda roupa locada tem um limite de devolução. Então se vão sair para a lua de mel no dia seguinte, deixe alguém responsável por essa devolução com tudo bem separado, e não se esqueça dos acessórios também.

Ah, lembre também dos itens que a maquiadora e cabeleireira emprestaram, como batom e até mesmo extensão do cabelo.

7 – Avaliação e feedback dos serviços

Com calma, dedique um tempo para enviar um e-mail ou mensagem aos fornecedores. O que foi muito bom, pontos a melhorar, comentários dos convidados. Isso pode ser feito algum tempo depois, sem pressa.

8 – Agradecimentos

Algumas pessoas participam mais ativamente do grande dia. As crianças, madrinhas e padrinhos, avós, padre ou pastor, sogros, pais. Ou porque foram especiais, ou porque ajudaram financeiramente ou que marcaram presença. Bom, dedique um tempo para agradecer, se quiser, pode ser com alguma lembrancinha diferenciada, ou enviando algo no dia seguinte.

E são esses pontos que consegui lembrar como pós festa. É claro que tem um turbilhão de coisas acontecendo, mudança para a casa nova, montagem da casa nova, chegada de compras (geladeira, fogão, sofá), convidados de fora da cidade,  malas para lua de mel, malinha para noite de núpcias e assim por diante. Mas são mais aleatórias, quis ajudar nos itens de festa mesmo para não se desesperar depois ou até mesmo durante a lua de mel.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.