Presente DIY – Jarro com Cactus

Mais um presente DIY super amorzinho e bem fácil. E é claro que eu tinha que fazer algo do gênero entre todos os presentes que fiz aqui no blog esses dias. Um jardim de cactus é perfeito para decorar a mesa de trabalho ou o cantinho sem cor da casa. E optei somente pelos cactus porque são bem mais fáceis de cuidar e manter. As suculentas exigem muito mais tempo de luz, água e muitas vezes poda, limpeza de folhas que secam e por aí vai. Então cactus é bem melhor para quem não tem o hábito de cuidar de planta.

Vai precisar de:

diyjarrocactus1

  • Jarro, vaso ou recipiente desejado
  • Cactus de tamanhos e tipos diferentes
  • Areia
  • Pedra
  • Terra
  • Pá pequena ou colher
  • Jornal
  • Luva
  • Itens para decoração

Passo a passo

diyjarrocactus2

1 – Certifique-se que o recipiente está limpo – se for uma jarra e ainda ficar resquícios do rótulo, indico passar saponáceo, deixar uns minutinhos e então lavar normalmente com esponja, sai o papel e a cola facilmente.

2 – Comece colocando a areia no fundo do recipiente – sim pode ser colorida, se você quer combinar cores de pedrinhas e areia. Com relação a quantidade, imagine o tamanho do recipiente e o espaço para cada item (areia, pedras, terra + raiz). No meu caso, o jarro é fundo e os cactus super pequenos, então não precisei me preocupar com o espaço da terra. Se você tiver menos espaço, pode colocar camadas mais finas de areia e pedras e fazer o desenho delas pela lateral, deixando mais espaço no centro para a terra e as raízes, como um buraco mesmo.

3 – Então a camada de pedrinha.

4 – E a hora da terra – Colocando mais nas beiradas e já pensando na profundidade para o encaixe das plantinhas. Se precisa de mais terra para deixar na altura certa do plantio e que elas fiquem para fora do vidro.

5 – Hora de colocar as plantinhas. Coloque uma sacola ou jornal na mesa e então vá virando levemente o vaso de lado e apertando as laterais para soltar com facilidade (eu deixei cair as pedrinhas primeiro e reservei). Quando soltar do vaso, vá segurando levemente a terra em torno da raiz que ela se solta e então leve para o vaso, coloque no lugar desejado e distribua terra ao redor.

6 – Para manusear os cactus que possuem espinhos, segure ele com dois a três pedaços de jornal (a luva não protege dos espinhos) e faça da mesma forma, virando o vaso, removendo, tirando o excesso de terra da raiz e colocando no lugar certo em seu vaso novo.

7 – Com cada um em seu lugar, é hora de preencher bem com terra, se a pá for grande, pode usar uma colher de chá 0u café para colocar nos cantos menores e não jogar terra em cima dos cactus (elas prendem nos espinhos e é chato tirar).

8 – Como eu falei, reservei as pedrinhas que vieram com eles e usei para decorar a superfície. na decoração você pode acrescentar algum bonequinho, um palito para prender recado ou foto, uma plaquinha, uma pedra preciosa, ou o que desejar e couber no vaso.

9 – A decoração externa eu optei por rabiscar a lateral com caneta para vidro dourada (tentei a preta e ficou sem graça) e amarrei una fita fina na beirada para deixar mais bonitinho. Meu conselho é não encher de coisa, e se optar por colocar um tecido como base, não deixar ele muito alto sufocando as plantas.

diyjarrocactus3

E é claro que ainda fiz um pequeno manual de cuidados da planta para facilitar. Ficou fofo né? E vai ficar lindo como decoração. Esse presente DIY fica tão lindinho que nem precisa de muito mais que um cartão para acompanhar, mas é claro que você pode colocar junto com uma caixa de presentes ou com a cesta de café ou de cervejas e vinhos.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.