Presente DIY – Quadrinho String Art

Esse presente DIY provavelmente é o meu favorito e fiquei realmente feliz com o resultado. Eu já fiz um projeto desse e mostrei nesse post aqui e foi lá em 2012, imagem ruim, mas o quadro continua aqui decorando meu quarto e eu amo! Mas nesse primeiro foi um coração, simples, e a maior dificuldade na época foi imprimir o molde em duas folhas e encaixar certinho pra não ficar algo torto. Para o presente DIY encarei um traço mais difícil em um espaço bem menor.

Vai precisar de:

diyquadrinho1

  • Base em mdf (poder ser aquelas bolachas de corte de árvore também, fica lindo.
  • Barbante ou cordão
  • Pregos
  • Tinta
  • Adereços e cola branca
  • Molde impresso (pode ser o que quiser, letra do nome, outro animal, um coração, uma estrela…)
  • tesoura
  • martelo

A base eu comprei nessas lojas de artesanato e armarinhos que vende as peças cruas, comprei junto o adorno que colei em baixo. Optei por um cordão dourado para a combinação de cores escolhida (tive um pouco de problema com ele por ter uma certa elasticidade – as vezes escorregava do prego e perdia vários pontos).

Se você comprar algum adorno para colar, depois de pintado cole com cola branca para madeira.

Eu tenho muito prego em casa (depois de comprar um pacote grande) então não comprei e encarei usar esse mesmo, achei seria um grande problema o fato de ele ser mais longo e o MDF fino, mas fixou bem sem sair do outro lado e no final das contas ter mais espaço para o fio criando níveis deu um efeito super legal. O maior problema mesmo foi a ausência de cabeça nesses pregos, é bom porque o desenho é pequeno e a cabeça ocuparia espaço, mas foi difícil passar os fios.

Passo a passo

Vou mostrar aqui como fiz e um pouco sobre cada parte.

diyquadrinho2

1 e 2 – Comecei pintando as peças em MDF – como a madeira suga um pouco, tive que passar duas vezes. Espera secar para continuar.

3 – Posicionei o molde e o adorno (tive que cortar um pouco do peitoral do bicho que era longo e não iria caber tudo) e então colei o adorno no local certo.

4 – E então é a parte mais chata: pregar! Prendi uns 4 pontos para fixar melhor o papel e então fui fazendo o contorno um a um.

5 – Nas partes mais estreitas, segurei cada prego com ajuda de um alicatinho de fazer bijuteria, é bem mais fácil.

6 – E então é só puxar o papel, é chato e ficam vários pedacinhos. Ao redor dos pregos, quando sobraram pedaços pequenos usei pinça para facilitar.

7 – Para começar, dei um nó duplo no primeiro preto e cortei a ponta.

8 – E agora é hora de se divertir – tive alguns problemas de percurso, porque meus pregos eram meio que sem cabeça, então as vezes acabou escapando um e soltava na sequencia vários outros, ainda mais com o fio com um pouco de elástico.

9 – Vá olhando ângulos diferentes que o fio não foi passado e de vez em quando faça uns pedaços do contorno.

10 – Fiquei com um molde extra para garantir que estava passando o fio corretamente e não misturando tudo.

11 – Quando estava finalizando cortei o fio e fui dando pequenos nós em alguns pregos até chegar no finalzinho (só pra garantir né).

E aí eu dei uns retoques porque mexendo em tudo acabou riscando a tinta que é fosca e borrei o adorno com tinta preta em algum momento.

Por aqui só faltou aquela peça de pregar no quadrinho e depois pendurar na parede.

diyquadrinho3

E ficou assim no final de tudo! É demoradinho, mas o resultado vale super a pena e é uma presente lindo feito a mão.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.