Privacidade x Individualidade no relacionamento

Perfil de casal, senhas iguais, senha dos telefones, do email, da conta do banco, telefone dos médicos, agenda compartilhada, grupos de amigos, aquela velha história de agora somos um só. Romântico não? Pode ser para alguns, por um tempo. Então vamos falar um pouco da diferença entre privacidade e individualidade, e o fato de que se você tirar qualquer uma delas, pode acabar com seu relacionamento.

Privacidade

Vamos lá, privacidade para ir ao banheiro, para escovar os dentes, para ler algo na internet, ver um vídeo, para trocar mensagens, para visitar familiares e amigos, para jogar no celular, no computador, enfim, para realizar alguma atividade que existe um certo prazer em realizar sozinho ou não ter ninguém perguntando constantemente: o que você tá fazendo, o que é esse barulho, o que você tá assistindo, o que você tá lendo tão concentrado, com quem você tá falando, deixo ler a conversa, deixa eu ver também.

Mas vamos diferenciar o fator curiosidade aqui né. Tudo bem você ver alguém rindo muito de algo e perguntar o que é, ou até esperar uma pausa na leitura para dialogar do que se trata a leitura. Assim como, tudo bem perguntar pela porta do banheiro depois de uma longa demora se está tudo bem, mas não precisa entrar, ficar conversando e invadindo esse espaço. Assim como na hora de escovar os dentes, não é necessário conversar, já basta o dentista fazendo perguntas durante a consulta. E quanto a troca de mensagens, bom, tudo bem perguntar se perceber que a pessoa está concentrada com expressões questionáveis, mas pelo intuito de saber se está tudo bem, se tem algum problema e se pode ajudar; porque pode ser uma briga, conversa séria com algum conhecido, pode ser uma discussão de trabalho.

Tirar a privacidade de alguém é tirar o conforto e segurança de alguém. Se você é ciumenta, lide primeiro com sua auto estima, sua segurança e a confiança no outro. Não tire algo tão valioso para uma pessoa e não deixe tirar de você também. Cada um tem sua história e seu caminho, seus relacionamentos, seus compromissos. Pense que quando começamos um novo relacionamento continuamos com aquele caminho que estamos percorrendo, temos bagagem e o outro também tem, vocês podem até caminhar juntos agora, mas vão continuar seguindo cada um a sua estrada, ter paradas para ver seus amigos, eventos de família, idas ao salão, ao shopping, ao trabalho. E se tudo correr bem, vocês vão continuar caminhando lado a lado, com suas individualidades, por muito tempo, sempre respeitando o espaço do outro.

Individualidade

Começou a relação e então vira uma unidade: nós não gostamos de tal coisa, nós não usamos tal coisa, ele não faz isso, ela não faz aquilo, nós não vamos em tal lugar, nós não queremos, e daí é ladeira abaixo. E então um fala pelo outro e os gostos ficam iguais, o que é impossível, porque por mais parecido que o casal possa ser, um pode ter mais vontade de provar coisas novas, pode ter necessidade de ir a um lugar novo, de tentar, de querer mudar.

A individualidade é um fator importante da personalidade, não se vira uma coisa só, não existem opiniões 100% iguais e nenhuma opinião é eterna, se hoje comentou que não bebe água com gás, amanhã pode ser uma opção, por que não?

Então se você aí quer que sua relação dê certo, não tire a privacidade, muito menos a individualidade de ninguém. Perfil em rede social junto mistura muita coisa, amigos diferentes, familiares, perfis que curte acompanhar. Em um dado momento um dos dois vai ouvir comentário do tipo: “E aquela foto que você curtiu hein” e então descobre que foi o outro ou ainda ouvir um amigo comentar”mandei mensagem, você viu e nem me respondeu” e vê que foi realmente vista, mas não por você. Coisas bobas, e bem desnecessárias.

E sim, eu sei que vocês começaram um relacionamento e estão super felizes, querem celebrar a união mostrando para o mundo essa unidade. Então coloque em seu perfil pessoal uma foto de vocês, tenha porta retratos em casa com fotos juntos, mas não precisa virar uma pessoa pública, continue sendo duas, pelo bem de vocês (e de todos que convivem com vocês).

Lembre-se, vocês já estão juntos, saem juntos e dormem juntos, não precisa ser um perfil só nas redes sociais, não precisa ficar junto no banheiro, o tempo todo no trabalho, nas consultas médicas, na saída com seus amigos e nas saídas com os amigos dele. Dê tópico para longas conversas quando estiverem juntos novamente, deixa juntar novidade para contar, deixa ter saudade e ser sempre bom estar junto novamente!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.