Procrastinar – É uma arte, mas é preciso combater

Ah eu sou rainha dessa arte, sou dessas que tem uma lista para fazer, faço um pouco de cada coisa ao mesmo tempo, aí começo outra, lembro do que estava fazendo inicialmente, aí paro para comer, para ler notícias, escolher a playlist e demoro para retomar as atividades. E quando tô com falta de foco fico com umas 10 abas abertas no navegador, e fico pulando de uma pra outra sem saber o que estou realmente fazendo.

E enquanto escrevo esse post vou colocar asteriscos para cada parada.

Quase hora do almoço, vou descongelar o frango.

Mas como combater, ou tentar evitar? Vou dar minhas dicas aqui, talvez elas sejam bem vindas se você levar elas a sério, eu quase nunca levo, mas porque quando foco eu não paro mais, então tem dias que em meia hora produzo mais que um dia inteiro. Sim, talvez eu produzisse mais se focasse assim sempre, mas minha procrastinação é sempre bem vinda, e é nela que encontro novas ideias, novos projetos e começo a rabiscar.

1 – Feche o facebook, não acontece nada de tão importante o tempo todo para você precisar rodar a timeline a cada cinco minutos, e pra não ficar tentado a ver o que é aquela notificação que acabou de chegar – aquele númerozinho irrita, muito.

Tem um (1) na minha abado facebook, deixa eu ver o que é. – Fui marcada em um video, assisti e ainda corri para virar o frango que está descongelando. Mas eu já aproveitei e fechei meu facebook para dar continuidade.

2 – Escolha uma playlist que facilite a concentração, se é o seu caso de ouvir música enquanto faz as coisas, eu sempre prefiro playlist com músicas que eu não conheço e não vou cantarolar. Mas sempre varia de humor tem dias que quero jazz, tem dias que piano, outros dias folk e as vezes rock mesmo.

3 – Antes de começar tudo faça o que te distrai e vai ficar aparecendo no seu pensamento para atrapalhar, então veja os emails, responda o que for necessário, silencie o celular e os grupos do whatsapp.

4 – Não tenha nenhuma aba aberta como tentação, nada de Pinterest, site de notícias, do cartolas, e se precisar, feche também seu email.

5 – Use a técnica do Pomodoro (dê um google e conheça melhor em vários lugares que explicam), mas é basicamente, colocar um timer com alarme para daqui 20 minutos, então você trabalha com foco por 20 minutos, e tem 5 de pausa, para pegar algo para comer, para olhar o whatsapp ou o facebook, e pronto, acabou, mais 20 minutos de trabalho focado.

* Peraí, meu twitter tá cheio de coisa nova. Ah, nada importante – opa, o frango apitou, vou desligar o microondas e colocar ele na panela. Pronto.

6 – Se você trabalha com criatividade, não espere o momento de inspiração não, force o trabalho, criatividade não é uma coisa que surge no meio do banho ou enquanto você está olhando pela janela, é preciso de esforço e trabalho. Se tá difícil ter ideia, use o seu tempo de foco para escrever uma lista de 20 itens em 20 minutos com ideias e tudo que surge na sua cabeça, tudo mesmo. Faça esse exercício sempre. No meio de muita coisa nada a ver, vai ter muita coisa para usar, até as que pareciam bobas e nada a ver.

* Ops, fui pro twitter sem querer.

7 – Avalie se você precisa de silêncio ou de fones de ouvido para ouvir só a sua música, sem barulhos do ambiente. Teste novas maneiras, tente ir sozinho para uma sala vazia, trabalhe em um café num local público, tente um coworking, use uma sala de reunião, use fones de ouvido, música mais alta, ou bem baixa só como um sussuro. E tem muita gente que adora trabalhar por algum tempo de pé, no computador mesmo, mas é preciso de uma bancada mais alta para ficar com a coluna reta enquanto digita.

8 – Tenha água do lado, para respirar beba um gole, ou vários lentamente.

9 – Se trabalha de casa avise a todos que você precisa de silêncio ou de ficar sem nenhuma interrupção por um certo período de tempo, feche a porta e se precisar coloque até uma placa avisando que está ocupado.

10 – Se precisa de tempo de pesquisa, de rodar a internet, a rua, programe o tempo, não deixe a vida te levar e passar do horário.

Mas eu preciso da procrastinação, sempre encontro ideias, inspirações, converso com pessoas, crio melhor. Então saiba usar ela a seu favor, limite seu tempo de procrastinação também, se separou vários links para leitura e não deu tempo de olhar todos, tenha um arquivo aberto, copie e cole todos para sua próxima parada.

* Tinha alguém gritando na rua e eu fui na janela ver o que era. – Não consegui achar quem tava gritando.

Dá para usar a procrastinação a seu favor sempre, mas é preciso ter em mente que as atividades do seu dia, os compromissos e os prazos precisam ser cumpridos. Então estude a melhor forma de usar o seu tempo, se é procrastinar na primeira hora até entrar no ritmo, se é uma pausa no meio, se será como uma bonificação depois de terminar todas as tarefas importantes do dia e de já alinhar as do dia seguinte.

Eu amo procrastinar, tem dias que me perco até em joguinhos no celular, outro dia fui pegar uma água e acabei colocando roupa pra lavar, tirando comida estragada da geladeira e arrumando a sala. Mas eu cumpri tarefas que estavam na minha lista de qualquer forma, talvez não fosse hora de realizá-las porque eu estava trabalhando em outras coisas no momento e a casa poderia ficar para depois. Mas eu trabalho de casa e não preciso bater ponto nem nada.

Então aprenda a usar seu tempo, eduque-se a usar o tempo de trabalho e de foco, bonifique-se quando finalizar uma tarefa grande e importante, mas não abuse da bonificação, tenha controle.

E algo que eu aprendi é que, tem dias que o foco é muito mais difícil, para mim segundas e quartas são sempre terríveis, então faço tarefas manuais, de organização, de pesquisa, coisas que não usam tanto o raciocínio. Então entenda o dia que você não está funcionando bem para o trabalho e faça tarefas bobas, que são necessárias e tomam tempo, mas que não exigem muito. Faça serviços de rua, de ir ao banco e fornecedores, organize pastas e gavetas, arrume a formatação de textos, organize a caixa de emails, sei lá. Todo trabalho tem uma atividade chata que você sempre adia porque tem mais o que fazer.

Então procrastine, mas trabalhe ainda mais, use ela a seu favor e a favor do seu trabalho.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.

Leave a Reply