Protegendo – se no Inverno – Algumas dicas

Entramos no inverno, alegria para alguns, tristeza para outros. E nem venha reclamar comigo porque já falei sobre isso aqui. Toda estação tem seu encanto e coisas deliciosas para aproveitar. Assim como toda estação tem seus pontos negativos – como tudo na vida né! Mas a verdade é que com as temperaturas mais baixas, entra e sai de ambientes frios e aquecidos, bom isso, joga nossa imunidade lá em baixo. Então tão importante quanto se agasalhar, andar com guarda chuva na bolsa e hidratar o corpo e a pele, é cuidar da saúde.

Então hoje eu vim ajudar quem não sabe se cuidar direito e não dá atenção para o corpo!

1 – Beber muito líquido

Não é só no calor que precisamos beber água, no inverno devemos beber tanto quanto. E aí dá pra aproveitar e colocar uns chás variados ao longo do dia para beber um líquido quentinho e saudável. Monte um estoque de chás que você mais gosta, compre as ervas a granel pra gastar menos e ser ainda mais gostoso!

E se você tem o costume de adoçar seu chá, troque o açúcar por mel. Vai adoçar mais saudável e ainda ter o mel pra cuidar de alguns pontos de sua saúde, principalmente a garganta!

2 – Vitamina C!

Meu primeiro alimento o ano todo, mas principalmente no inverno é uma xícara de chá com algumas gotas de limão. Preparo meu corpo para o dia todo e já dou uma dose de vitamina C. Mas não vou me prolongar aqui sobre o limão, procura aí no Google sobre a água com limão pela manhã e a quantidade de estudo e benefício que tem isso.

Mas lembre da vitamina C ao longo do dia, colocando no seu suco verde, temperando a salada e até no seu copo de água. E é claro, tem outras frutas cheiinhas de vitamina C pra você consumir ao longo do dia. E não, não adianta esperar a gripe bater na porta pra beber muito suco de laranja achando que vai curar. Depois que a gripe chega, não adianta mais!

3 – Higiene

Lembre de lavar as mãos sempre que chegar nos lugares. Se não foi possível, tenha um álcool em gel na bolsa para higienizar sempre que possível. O tempo todo compartilhamos lápis e caneta, pegamos em maçanetas e corrimão, cumprimentamos as pessoas e então distraidamente colocamos a mão na boca por algum motivo. Então é melhor se cuidar dessa forma também.

4 – Comida saudável

Eu sei, eu sei, frio dá vontade de comer caldos quentes, comida quente, queijo, batata e tudo que dê sustância e esquente por dentro. Mas procure receitas mais funcionais, que vão ajudar a proteger seu corpo, e não só um bando de carboidrato que só vai virar gordura mesmo. Se não quer comer salada, vá para os legumes refogados, sopas de legumes bem preparadas. Lembre do mingau, que é quentinho, dá pra caprichar nos nutrientes, esquentar aos mãos segurando o pote e é uma delícia (tem um guia de como fazer o mingau perfeito aqui).

5 – Descanse bastante

O melhor ambiente para a gripe é um corpo já com a imunidade baixa, cansado e estressado. Então não adianta muito só beber água, andar agasalhada e comer direito. O corpo precisa descansar e relaxar. Por isso é importante cuidar ainda mais dele no frio, ter boas noites de sono, saber a hora de deixar os problemas de lado e relaxar a cabeça.

Aproveite os finais de semana para descansar mais quando puder, relaxar a cabeça e o corpo. Mas preste muita atenção em sua shoras de sono durante a semana!

É aquela velha lista, que sabemos a teoria, basta colocar em prática e ficar bem o inverno todo. Mas não basta saber, ouvir o médico falando, ler aqui e não fazer nem metade. Uma coisa eu digo para vocês, se a gripe chegar, e você tiver se cuidando, ela vai ser tão superficial, com um arranhadinho na garganta, talvez uma coriza, e em um dia ou dois vai embora. Porque seu corpo está protegido! Então cuide-se bem durante esse inverno para passar ele com muita saúde.

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Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.