Quero ter meu blog #01 – O Tema

Ontem tive a ideia de fazer um post esclarecendo sobre ter um blog, como fazer, o tema, as dificuldades, o planejamento e tudo mais. Mas eu vi que seria tanto conteúdo que seria muito mais interessante criar uma série bem completinha e legal para quem está querendo criar um, mas não sabe nada a respeito.

Mas por que criar uma série?

Desde que criei um blog muita gente se surpreende quando falo que tenho um e já termina acrescentando que adoraria ter um também, ter um espaço para escrever e falar com o mundo. Algumas vieram me procurar para tirar dúvida, saber como funciona, outras ainda, sugeri e ofereci até usar um espaço no meu blog para começar e sentir como é a rotina e o compromisso (nenhuma delas começou a oficialmente escrever por aqui). E agora que estou participando e estudando do Decola Lab com a Espaçonave, percebi que muita gente tem as mesmas dúvidas, independente da área de interesse. E eu sempre acho que começar é muito fácil, existem plataformas gratuitas, fáceis de mexer e aprender, templates prontos e baratos e alguns temas iniciais na cabeça; o problema mesmo vem depois, a falta de compromisso, o esquecimento e o vazio que fica no blog quando é abandonado.

Então decidi ajudar quem não sabe nada, quem tem a ideia na cabeça, que quer dicas, quem já criou e não sabe como seguir adiante.

Então vamos começar com o primeiro ítem:

O Tema

Esse é o primeiro ponto que deve ser pensado, antes mesmo de ter certeza. Quer ter um blog? Mas qual o assunto? Variado? Mas variado em que área? Fotografia, arte, culinária, maquiagem, decoração, arquitetura? Tudo? Calma aí, ninguém sabe de tudo, pode até gostar e apreciar, mas quando você cria um blog você não é mais um espectador, você gera o conteúdo, busca informação, escreve, cria. Então você deve limitar a assuntos que gosta e sabe falar, sabe escrever. Então vai lá, liste os assuntos que sabe falar normalmente, que tem interesse em buscar mais informação, estudar. E então você deve chegar a um perfil, se são assuntos femininos, assuntos masculinos, sexo, cuidados com a casa, projetos DIY, mecânica, tecnologia, sapatos, moda, arquitetura, música, e por aí vai.

Depois que separar o tópico principal, veja o que você a falar sobre ele, por exemplo: arquitetura – falar sobre grandes arquitetos, seus projetos; fotografia – projetos fotográficos legais, projetos pessoais, ensinando fotografia; culinária – reproduzir receitas famosas, fazer todas as receitas da Palmirinha (quase Julie e Julia), criar receitas congeladas; mecânica – falar de lançamentos, novidades no mercado, mecânica básica, cuidados com o carro, etc. Deslanche esse tema e o que você pode e tem para falar a respeito.

E é claro ainda, tem os blogs interligados a empresa, seja ela de uma pessoa ou com uma super equipe. Pense no objetivo do blog da empresa, é para ser quase um diário e aproximar as pessoas da empresa? Então mostre as pessoas que trabalham nela, perfil, o dia a dia, a rotina, os hobbies dos funcionários, curiosidades, o processo antes do lançamento de um produto novo, as festas, os encontros, os treinamentos, etc. Se é para produzir conteúdo relacionado somente, precisa ter alguém para escrever isso, e que temas são esses que cabem falar no blog de uma empresa.

  • O maior problema que vejo em blog de empresa é que é sempre esquecido, não existe um compromisso, porque geralmente não existe retorno, ou ele não é tão palpável quanto dedicar o tempo para responder email de clientes e vender mais. Geralmente um funcionário começa a atividade e depois é desligado ou muda de cargo e então o espaço fica lá porque ninguém mais se interessa por ele. Mas esse é um tema a parte e para ser discutido depois.

Então pense bem no tema, se vai fazer em conjunto com alguém: uma amiga, colega de trabalho, sócio, irmão, enfim, se vai ser uma parceria, sentem para discutir ideias e ver se vocês estão seguindo no mesmo caminho. E juntos alinhem esse tema, quem gosta de fazer o que, a área de cada um e responsabilidades no blog.

E esse é o primeiro ponto. Logo eu volto com a segunda parte da série.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.