Quero ter meu blog #02 – As plataformas

- Veja o primeiro post dessa série aqui: Quero ter meu blog #01 - O tema

A primeira pergunta é sempre essa quando está decidido a criar um blog pessoal. Aonde criar, como é, o que fazer, é gratuito, não entendo nada de programação, e bla bla bla. Então separei as três mais conhecidas para você encontrar a melhor solução para o seu blog.

E o que eu digo é que tem que ter disposição mesmo, pelo menos até ter dinheiro – ou ter amigos lindos como eu – para fazer movimentos maiores no layout. Mas se você for desses ratos que encaram tutorial, videos, não ligam de fuçar e testar, não vai nem precisar de muita ajuda não, porque é tudo sempre, ou quase sempre, fácil, e bom, tudo tem ajuda, help, tutorial.

E como não trabalho com outros, não vou criar um post ensinando a trabalhar com cada uma, todas possuem passo a passo, campo de ajuda, tutoriais pela internet. Aqui é só para dar opções para você conhecer e escolher.

WordPress

wordpress

É a que eu uso desde o início do I.F. e não trocaria por nada. E olha que mexo bem pouco nas funcionalidades que são inifinitas. (meus amigos é que fazem algumas coisinhas pra mim de vez em quando)

Mas o wordpress é a plataforma mais popular, e claro, gratuita. Pra você ter ideia, muitos sites (de pequenos a grandes) são contruídos aqui. Então você já pode imaginar a qualidade do serviço deles.

Tem plugin para praticamente tudo que você precisar, e tem novos saindo o tempo todo. E sempre tem passo a passo como instalar, ativar, usar e contato com o desenvolvedor. Quanto aos templates, tem alguns já dentro do wordpress, basta só editar, mas existem muitos gratuitos em vários lugares, é só buscar, ou então você pode comprar um, porque afinal de contas, tem gente trabalhando e colocando a nossa disposição.

Blogger

Blogger_google

É do Google, então é claro que não tem como ser ruim. Foi minha primeira plataforma de blog alguns (muitos) anos atrás, quando tive um blog mais pessoal, tipo diário, com fotos dos amigos, detalhes do final de semana e da vida, mas nem era do Google ainda. Mas de qualquer forma, deixo ela de segunda opção, porque é provavelmente a segunda mais usada, fora que quem usa gmail e outras ferramentas tem mais facilidades e não precisa ficar programando um monte de plugin para ter analytics e afins.

Tumblr

Tumblr_Logo.svg

Conhecemos o tumblr muito por páginas de gifs, outras de piada e outras que aparecem para aproveitar memes instantâneos. Mas a verdade é que ela é muito boa para blog também, até mesmo para portfolio. Tem uma plataforma bem simples de trabalhar, nenhuma dificuldade e segredo.

É claro que existem outras opções, mas eu já usei essas três e poderia falar melhor sobre cada uma, mas você pode ver aqui uma lista com as 8 melhores plataformas gratuitas.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.