Receita de Sopa de Legumes com Músculo

Sabe aquela sopa de vó, de mãe? Aquela caseira, gostosa que o caldo é mais gostoso e saboroso que qualquer comida cara de restaurante e que repetir é sempre a melhor opção? Então é essa mesma que vou ensinar vocês hoje. Perfeita para o frio. Então vamos lá!

Não come carne? Então pega todos os ingredientes, fora a carne é claro, e vai lá pro final que eu ensino.

Essa porção dá BASTANTE, deu uma panela de pressão grande cheia. Rola congelar em potinhos depois sem problema, caso contrário, reduza os ingredientes pela metade.

Você vai precisar de:

sopalegumes1

 

sim, eu esqueci de tirar foto do brócolis.
  • 800gr a 1kg de músculo bovino sem osso picados em cubos de aproximadamente 3cm
  • 2 tomates
  • 1 cebola média
  • Alho (uns 3 ou 4 dentes)
  • Batata (umas 3 médias) – picadas em cubos
  • Cenoura (uma média) – picada em rodelas
  • Legumes a sua escolha – abobrinha, batata salsa, brocoli, couve flor, repolho, vagem, acelga, etc. – na minha foi brocoli só.
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Água

Nada de tempero (ou tumpêro pra quem assiste MasterChef Brasil) artificial, pacotinho ou tablete. É toda saudável, ou quase isso. Melhor ainda se for tudo orgânico né.

Os legumes você pode cortar da forma que quiser, mas lembre-se que sopa comemos de colher, tem que caber na colher e na boca, pode até ralar, só preste atenção no cozimento, que é bem menor quando o pedaço é bem menor. Mas vamos ao passo a passo:

sopalegumes2

Sim, esqueci de tirar foto depois que coloquei o restante dos legumes.
  1. Em uma panela de pressão (se tiver medo ou não usar, pode ser em uma panela normal grande – só vai precisar cozinhar por bem mais tempo) coloque um pouco de óleo e aqueça a panela e então coloque os pedaços de músculo para dar uma fritada por fora, é só até dourar. Enquanto isso, bata no liquidificador ou processador os tomates, a cebola e o alho até virar um creme. Acrescente à carne, tempere com sal – eu usei 2 colheres de chá cheias, não se preocupe, vamos medindo o sal depois com os legumes. E complete com água – na panela de pressão pode passar até um pouco mais que metade da panela, por segurança e pode fechar e deixar cozinhar. E então conte 40 minutos após a pressão começar, assim a carne vai ficar super macia, quase desfiando. Em panela comum, eu imagino que deva precisar de umas 2 horas, não tenho certeza.
  2. Carne cozida, sem pressão na panela, pode abrir a tampa para continuar.
  3. Ligue o fogo, sem tampa agora e acrescente as batatas e a cenoura, elas demoram mais a cozinhar, e já pode acrescentar mais um pouco de água.
  4. Quando tiver quase macia, pode acrescentar os legumes que demoram um pouco menos de tempo para cozinhar, como a abobrinha, o brócolis, a couve flor e a batata salsa. Por último deixe sempre os que cozinham super rápido, como o repolho e a acelga.
  5. Sempre que necessário, acrescente mais água, assim vai ter bastante caldo.
  6. Prove o tempero, deve precisar de mais um pouco de sal e pode colocar um pouco de pimenta. Se gostar, pimenta calabresa também.

E pronto, se o tempero estiver okey, os legumes cozidos, pode desligar e chamar todo mundo para comer.

Passo a passo para vegetarianos e veganos:

  1. Bata os tomates, cebola e alho.
  2. Coloque em uma panela com um pouco de óleo.
  3. Acrescente as batatas, mais água e o sal,
  4. Depois que as batatas estiverem quase cozidas, vá acrescentando os outros legumes, como na receita ali em cima.
  5. Prove o tempero, se necessário mais sal e pode colocar a pimenta.
  6. Se precisar, acrescente mais água também.
  7. Quanto tudo tiver cozido, pode desligar.

Dá para acrescentar macarrão também, de letrinha, conchinha ou cabelo de anjo, vai de cada um, e do costume que tinha em casa. Mas deixe para o final, eles cozinham rápido, é só olhar o tempo no pacote.

sopalegumes3

E pronto gente, é só servir. Tem gente que gosta de comer com torrada, outros com queijo e muita gente gosta de colocar feijão (minha mãe colocava frio mesmo). E meu irmão que não gosta de legumes, bate no liquidificador e come como papinha mesmo.

Se fizerem, voltem pra me contar como ficou okey?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.