Resenha de livro – Budismo na mesa do bar

Cresci educada no catolicismo, frequentando a igreja e o grupo de jovens do meu colégio, mas sempre buscando o bem, o equilíbrio e a paz. Nunca gostei de ver gente frequentando a religião e fora criando intrigas, brigas, preconceito, racismo, ódio e a discórdia. Então depois de adulta eu comecei a olhar o budismo com curiosidade, não por conversão, mas por simpatia. Comecei a curiosidade por buscar um equilíbrio pessoal com crises de ansiedade, então dei mais atenção a frases, mas tudo sempre para encontrar um caminho para mim, para eu melhorar como pessoa. E por um tempo olhei esse livro na livraria e ameacei comprar, mas ano passado encarei e comprei, desde então tem sido aquele livro que fica no banheiro, que leio esperando alguma hora ou compromisso, levei para a praia e tudo.

Como não é um livro de história, não é algo que começamos a ler e queremos logo saber o final, é para absorver, ler um pouco e absorver, pensar, analisar e ver aonde eu me encaixava em cada parte.

livrobudismo3

Mas enfim, na introdução o Lodro Rinzler já diz que esse não é um livro comum de meditação, mas o seu livro, assumindo que gosta de tomar cerveja de vez em quando, gosta de fazer sexo e descobriu que está decepcionado ou chateado com algo da vida – família, trabalho, amigos, relacionamento.

E ele ainda deixa bem claro que não precisa ser ou se tornar um budista para ler esse livro, que o ensinamento budista é para ser vivido e ter vontade de olhar para sua vida de um ponto de vista diferente.

Então o livro são relatos da vida dele, diálogo e aprendizados de mestres e professores, tudo aplicado a prática e o dharma budista.

Fala de tudo, desde o relacionamento pessoal, explosões de raiva, brigas, amor, dar amor, estar apaixonado, relacionamento em grupo, o mundo, a tecnologia, tudo.

livrobudismo2

E o mais gostoso é que é uma leitura agradável, sem muitos segredos e termos difíceis, é exatamente para relaxar e sentir as mudanças acontecendo conforme você absorve. E entre uma parte e outra, existem os ensinamentos da meditação, como começar, modelos diferentes, mantras, aonde meditar, o tempo, o que a prática da meditação vai fazer para sua vida.

É claro que tem partes com textos mais entediantes que basta acelerar a leitura até chegar em algo mais atraente em seguida. Mas em um tempo é um livro bom pra deixar no carro se você enfrenta muito transito ou tem tempo após o almoço para uma leitura rápida e por aí vai.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.