Resenha de livro – Grande Magia

Uma “Vida criativa sem medo” por Elizabeth Gilbert.

E esse foi último livro que li antes de começar o desafio de dezembro (não sabe? Veja aqui). Fazia muito que tempo que eu estava me enrolando com ele. E vou contar por que.

Mas primeiro, veja o TED Talks da Elizabeth Gilbert aqui, sobre criatividade (em inglês):

Tão lindo e tão questionador ver ela falando sobre criatividade. E é a mesma coisa pelo livro, claro que muito mais aprofundado. Fatos históricos, as grandes mentes criativas e como são vistas, processo criativo, trabalho, esforço, batalha, magia, divindade, confiança, coragem e tantos outros termos que são conversados pelo livro todo.

E se você tá olhando e pensando, ah, mas eu sou (insira uma carreira que popularmente não se usa criatividade aqui) e não preciso nada disso. Muito pelo contrário. Esse livro é para todos, seja para melhorar seu trabalho – seja ele qual for, para desenvolver hobbie, para mexer com algo novo dentro de você, para levar umas broncas (meu caso), para sentar e criar com a mente mais aberta, sem procrastinar esperanço a lâmpada na cabeça acender.

livrograndemagia2

Eu acho ela uma pessoa incrível, não só por ter amado “Comer, Rezar e Amar”, mas pela experiência de vida, pela busca e pelos encontros na vida dela. E durante o livro você vai perceber isso. Vai ver como ela encontra pessoas incríveis no caminho que mostraram fatos, contaram histórias e aprendizados que servem em algum tema do livro e da nossa vida.

E ela clareia tanto sobre a criatividade que facilmente tira aquela ilusão e crença de que criatividade é para poucos, tem gente que não é criativa, criatividade aparece quando ela quer e por aí vai.

livrograndemagia3

Empaquei por muito tempo depois de levar um pelo puxão de orelha do livro. Sim! Fiquei  sentida e me afastei da Grande Magia por um tempo. Algumas verdade que eu já sabia (é sempre assim) foram ali, escritas para mim (não, mas pra mim foi). E então deixei ele receber uma camada de poeira e eu fui digerir aqui. Por fim peguei ele e logo terminei, com a mente mais leve, com mais espaço para informação e a vista mais clara para o que iria ler nas páginas finais.

livrograndemagia4

É um ótimo livro para deixar na bolsa ou no carro para ler um pedaço sempre que dá. São pedaços pequenos, de leitura fácil e rápida, e não precisa se agarrar a ele para terminar um capítulo de cada vez não. Mas eu indico muito a leitura, seja você da carreira criativa ou não. Criar é viver, então leia para se libertar de algumas amarras e crenças bobas.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.