Resenha de livro – O que tem na Geladeira?

Uma bíblia para a cozinha, perfeito para quem quer começar a cozinhar, para quem já gosta e quer mais. Não é só um breve livro de receitas, cheio de ingredientes que é preciso ir em 5 lojas diferentes para completar uma receita só, mas um guia incrível de 30 legumes e verduras e mais de 200 receitas com eles.

Já falei sobre a Rita Lobo aqui e eu continuo adorando ela e seu trabalho. Continuo gostando da cozinha simples, sem complicação e amo obter informações fáceis, práticas e que facilitem minha vida. Só de acompanhar as temáticas do programa dela dá pra pegar muita coisa, sempre com um tema relevante: arroz, ervas, marmitas, sobras,organização, enfim, ela fala sobre tudo, dá dicas, congelar, servir, montar prato. E esse livro segue a mesma linha!

Adoraria ter tido a chance de ter ele logo que comecei o acompanhamento com a nutricionista, porque como falei nesse post sobre segredos de uma dieta bem sucedida, um desses segredinhos é ler além do cardápio sugerido e elaborar o prato mais atrativo. Não ficar no legume cozido e a carne grelhada é essencial para não cansar e cair em tentação na primeira oportunidade. E com certeza, com esse livro, eu teria tido muito mais facilidade de entender cada legume e verdura para criar mais com cada um.

livrooquetemnageladeira2

Esse é um livro para ler antes de pensar em cozinhar, adquirir conhecimento, aprender algumas teorias que não ensinam por aí. Conhecer de perto cada ingrediente que a natureza nos proporciona, aprender a preparar, cozinhar, cortar, para então como cozinhá-los e combiná-los com outras coisas mais.

E a proposta dela com esse livro é que o leitor e futuro cozinheiro, depois de aprender a base de cada ingrediente, possa cozinhar até mesmo sem receita. Não é incrível?

Olha só a lista das verduras e legumes:

livrooquetemnageladeira3

É muita receita incrível com cada um, tipos variados, entradas, molhos, acompanhamentos, pratos principais, sobremesas. Mas antes de cada grupo de receitas com a verdura, ela detalha cada uma assim:

livrooquetemnageladeira4

Como falei, ela descreve sobre quem ela está falando, como é o cozimento em diferentes meios e os tipos de corte. E aí já lista que receitas vêm na sequencia.

E como todo bom livro de receitas (não compro um livro se não for assim, juro) toda receita tem sua foto. Odeio pegar um livro, ver um nome de receita complexo e não encontrar nenhuma foto ilustrando, nada para me abrir o apetite e acreditar que aquela receita é incrível e eu deva fazê-la. Então, livro de receita deve ter sempre fotos ilustrando e chamando a atenção dos olhos, boca e estômago!

livrooquetemnageladeira5

E para quem já acompanha o trabalho da Rita Lobo, as fotos não decepcionam, sem precisar parecer um prato refinado. As louças são sempre meu sonho de consumo (queria ter 1/10 de tudo que ela tem). E parece comida que a gente tem em casa sempre, comida boa, com tempero bom, feito com amor, com carinho.

livrooquetemnageladeira6

Então, se você aí viu que ela lançou mais um livro grande e pesado e tá com receio de adquirir pra acumular poeira na estante. Não exite! Ele é perfeito. Tem muita receita que você olha, tem uns 3 ingredientes, parece bobo até ter receita disso, mas o resultado é novo e incrível (falo isso porque nunca tinha feito repolho cortado em pedaço grande e grelhado – fiz e tô apaixonada no sabor e simplicidade). E aí, se você já está cansada de preparar os legumes sempre da mesma forma, mesmos temperos, mesmo sabor, esse livro vai ajudar, vai abrir seu leque de opções e sabores.

Como falei, é uma bíblia da cozinha, da alimentação saudável, de legumes e verduras.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.