Rotina noturna – É hora de desacelerar

Como é sua rotina noturna? Quando você realmente para tudo? Você sabe desligar e relaxar?

Sei que no dia a dia a cabeça fica a mil por hora, a lista de coisas para fazer só aumenta, a casa vai acumulando louça, roupa, sujeira, a vontade de fazer coisas diferentes, festas, reuniões, encontros, jantares, happy hour. Tudo para dar a sensação cada vez maior da falta de tempo.

Mas independente do horário que você chega em casa e da sua habilidade de organização. É preciso separar pelo menos 30 minutos para desacelerar, diminuir os passos, respirar lentamente, parar para deixar o corpo relaxar.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas:

1 – Tome um banho relaxante

E isso não significa ficar 40 minutos no chuveiro, encher a banheira de espuma. Dá para relaxar com um banho de 10 minutos no máximo. Basta entrar consciente do que está fazendo, sem automatizar o passo a passo do banho.

Passe o sabonete com calma, massageie por cada parte que passar com o sabão ou a esponja. Enxague reforçando a massagem. Lave o rosto com calma, massageie e relaxe cada traço da face, libere as marcas de expressão do dia.

Deixe a água correr nas costas, no corpo, repare nela escorrendo, preste atenção em detalhes. Preste atenção em você.

2 – Escolha uma atividade leve

Nada de assistir ao jornal, assistir um filme de suspense ou de ação que só vão fazer você acelerar ou parar para pensar. É hora de desligar de tudo e relaxar, desacelerar corpo e cérebro. Então escolha algo para assistir mais leve, uma pequena distração. Leia um livro simples, até mesmo um livro de contos ou poesia. Pratique meditação.

Dá também para planejar o dia seguinte e deixar o amanhã adiantado e mais leve. Separe as roupas que irá usar, faça a lista de compromissos e coisas para fazer. Prepare o lanche que deve estar em sua bolsa.

Atividades simples, mas que não vão fazer você se preocupar, não é hora para isso.

3 – Faça uma ceia

Não, não aquela de Natal. Ceia é aquele pequeno lanche algum tempo antes de dormir. Pode ser um chá com bolacha (biscoito), algumas oleaginosas e sementes, um leite quente com canela, um pedacinho de bolo caseiro, uma fruta.

O chá é sempre meu favorito, bem quentinho, ou de hortelã ou de camomila. 

4 – Ocupe a cabeça

Se você sabe que quando a cidade vai caindo em silêncio é a hora que sua mente grita, se prepare com antecedência e ocupe a cabeça. Pode ser com algum programa de TV que faça você rir e desligar. Pode ser com algum joguinho de celular, desses de lógica, com cores. Pode ser com um livro bobo, até mesmo gibi e quadrinhos. Pode ser ainda com alguma atividade manual.

Assim você vai ocupando a cabeça e o sono vai chegando sem você perceber.

5 – Alongue-se

Antes de deitar em sua cama, faça alguns exercícios de alongamento. Ao longo do dia tudo vai tensionando e a coluna encurtando, então estique tudo para dormir bem mais relaxada.

6 – Agradeça

Crie o hábito de todos os dias antes de dormir, parar para agradecer. Liste momentos do dia que você é grata. Algo que comeu, o chá quente que bebeu, as contas pagas, alguém que encontrou no caminho, alguma nova lição, um sorriso que deu ou recebeu. É ótimo até para repassar o dia na cabeça e gravar os momentos importantes.

7 – Hidrate-se

Se não tomou um chá quentinho ou gelado para dormir, beba água. É sempre um super cuidado com seu corpo. Tenha um creme na beira da cama, hidrate sua pele, suas mãos, cotovelos, pés.

8 – Nada de trabalho

Não adianta nada deitar na cama ou até mesmo no sofá para relaxar e pegar o celular ou notebook e abrir email, arquivos e dar a desculpa de que só vai responder um email rapinho, arrumar algo que lembrou na apresentação. Ou pegar os resumos ou livro e prometer estudar mais um pouco, revisar a matéria para a prova.

Como falei, separar 30 minutos para relaxar é muito importante. Fazer algo tranquilo ou fazer absolutamente nada. Dar esse tempo, fazer essa pausa. Então trabalhar, mesmo que seja responder um email, não é fazer uma pausa.

Então organize seu tempo, nem que  seja necessário colocar um despertador para te lembrar de parar tudo e relaxar!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.