Saúde – Cuidados no inverno

As temperaturas estão mais baixas na maior parte do país, a vontade é de ficar de baixo das cobertas o dia todo e várias atividades exigem muito esforço e força de vontade, como  lavar o rosto pela manhã, lavar a roupa ou a louça. Ficamos tão focados em nos aquecer e em reclamar do frio que esquecemos de cuidar da nossa saúde e quando percebemos o corpo começa a doer com a gripe dando as caras, a pele parece terra seca e os lábios cheio de feridas ou de pele que dá vontade de puxar (e machucar ainda mais).

Então criei uma listinha simples pra lembrar a todos de pequenos pontos que precisamos tomar diariamente para cuidar de nós, de nosso corpo e saúde!

Lavar e higienizar as mãos

É claro que isso é preciso cuidar o ano todo, mas em estações mais frias com janelas fechadas e as mudanças de temperatura, as viroses correm soltas e a melhor forma de nos proteger é manter as mãos sempre higienizadas. Ao chegar da rua, compartilhar objetos, pegar transporte público ou compartilhado, antes das refeições.

E além de lavar, vá até a farmácia e compre um frasco desses de bolsa de álcool em gel, deixe em sua mesa de trabalho, bolsa ou mochila. Dessa forma, quando não for possível lavar com água e sabão, você pode aplicar facilmente para higienizar.

Hidratar a pele e lábios

Principalmente as áreas que ficam mais expostas, é claro que tudo fica ressecado, e é preciso cuidar, mas mãos e face sofrem bem mais quando pegamos aquele vento direto que corta e resseca de imediato, então é preciso dobrar a atenção e montar um kit hidratação. E ter sempre um protetor labial poderoso por perto vai ajudar muito!

Ingestão de líquidos

Eu sei que dá muito mais preguiça de beber água e que em dias quentes é mais prazeroso, mas é uma das melhores formas de hidratar o corpo todo e de cuidar da saúde. Não é a toa que quando pegamos uma gripe o conselho é muita água! Então deixe sempre um copo ou garrafa a mão, se necessário ative alarmes para avisar a hora de beber um pouco de água. E lembre-se também que tem opções de sucos ou mesmo os chás quentinhos!

Proteção na chuva

No calor pegar umas gotas no caminho de volta para casa não tem problema, logo seca. Mas no frio não, e pior, pode facilitar a chegada de uma bela virosa ou até algo pior. Então esteja sempre preparado com guarda chuva ou até uma capa dobradinha dentro da bolsa. E quando a chuva te pegar, ao chegar em local fechado, não demore pra tirar peças molhadas, principalmente meias!

Alimentação saudável

Comer é muito mais gostoso no frio, eu sei! Mas não vale ficar só nos carboidratos e esquecer que seu corpo precisa de todas as outras vitaminas. Então se não quiser salada fria, recorra a legumes refogados. E não esqueça das frutas, se for melhor, opte pela versão em salada, é mais fácil de transportar em pequenos potes para a rotina e em um lanche você consome mais de 3 frutas!

Aproveitar o sol

Ele é um pouco mais raro, mas é uma delícia para esquentar. Mas é preciso liberar algumas partes do corpo para a vitamina D entrar, então sempre que possível “tome sol”, arregace as mangas, se possível a calça. Não precisa de muito tempo não, uns quinze minutinhos serão suficiente por dia, ou sempre que o sol aparecer!

Então vamos cuidar bem de tudo, e não só quando ficar doente, ou quando a pele estiver horrível ou esperar o calor voltar! Certo?!

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Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.