Sobre Prioridades

Tudo nessa vida é sobre prioridades. Pare para pensar sobre as suas por alguns segundos. É seu trabalho, seus estudos, sua família, seu parceiro(a), seu cachorro, seu corpo, sua mente, seus amigos? O que vem por primeiro de tudo? O que vem na sua mente logo ao levantar? O que você não adia ou desmarca por nada?

A vida é feita de fases, algumas mais claras, outras nem tanto. Mas em todas elas temos alguma prioridade. Recolher dentro de si pode ser uma prioridade. Querer sair, ver e falar com todo mundo também. Cuidar do corpo e alimentação o tempo todo, até mesmo nas festas de criança, almoço de família e no happy hour. Estudar a noite depois de trabalhar o dia todo é a prioridade incrível. 

O grande problema é que ninguém admite sabe? Quando são questionados sobre algo, quando vão falar sobre alguma atividade ou alguém, vem logo com aquele papo “nossa, tava pensando muito nisso”, “tava pra te ligar”, “queria muito fazer tal coisa”, “eu precisava me exercitar mas…”. Pode até ser, mas se quisesse mesmo, faria acontecer, arranjaria tempo, momento, espaço, independente de rotina pesada, cansaço, correria e blá blá blá.

É claro que nem tudo nessa vida é sobre prioridade, algumas é mais obrigação mesmo, como lavar a louça, a roupa, a casa… Mas ainda assim, depois eu lavo porque né, não é minha prioridade agora, prefiro sentar no sofá e deixar pra quando não der mais para adiar.

E eu acredito que tudo fica muito mais fácil depois que admitimos o que não é prioridade. Paramos de arranjar desculpas e sentir culpa por arranjá-las. Ou talvez até entendemos o que é realmente prioridade e paramos de deixar para depois.

Sabe quando você quer cuidar da saúde e do corpo, mas fica arranjando desculpa ou ocupando o tempo com outras coisas? Se é sua prioridade mesmo, você vai fazer esse tempo, vai se organizar para cuidar da alimentação com ou sem correria, com ou sem compromissos e eventos com possíveis tentações. Se é sua prioridade, você vai fazer acontecer, sem vergonha, sem desculpa. Mas se não é, relaxa, vive a sua vida, descansa a sua cabeça e pare de se culpar por não estar preocupada com isso agora.

E assim vale para trabalho, estudos e relacionamentos. Se é importante para você, não importa o que vem pela frente, você vai fazer tempo para isso, vai se dedicar, vai dar atenção. E se é sua saúde mental, você vai saber dizer não quando for necessário, vai saber se afastar do que te faz mal, vai buscar ajuda necessária e assim por diante.

Fases da vida e suas prioridades. Aprenda a reconhecer e tudo vai ficar mais fácil!

Qual a sua prioridade neste momento?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.