Você segue quem te influencia positivamente?

Hoje quero colocar essa questão de influência aqui. Nas redes sociais, principalmente aquelas que você mais passa seu tempo, quem você segue e por que você segue? O tempo todo saem matérias sobre jovens deixando o facebook porque a família toda está lá. O tempo todo vejo conhecidos falando que deixaram o instagram porque estava fazendo mal.

E a questão não é sobre tempo perdido e procrastinação, as pessoas deixam uma rede social por se irritar com ela, por se sentir mal. Uma rede social provoca muita coisa negativa de alguma forma e eu quero falar sobre isso com vocês.

Mas quem você segue exerce grande influência nisso. E como prova disso, vamos fazer um pequeno exercício:

  1. Rode um pouco sua timeline (da rede social escolhida).
  2. Pare em cada imagem e pense na imagem, o que ela te provoca?
  3. Depois analise o perfil que você segue. Por que você segue? O que ele te acrescenta?

E isso serve principalmente para o Instagram. Eu particularmente nem rodo mais o Facebook porque cada vez é um nó no estômago diferente, uma postagem desnecessária, uma opinião vomitada, uma decepção. Mas no Instagram dá para escolher quem seguir, é como escolher os amigos que irão para seu aniversário ou para um jantar na sua casa. É escolher pessoas que você vai passar o tempo, que vão te inspirar, vão acrescentar algo em sua vida. Já pensou assim?

  • O perfil daquela musa fitness, você segue porque também se alimenta bem e malha e o perfil serve para inspirar e receber dicas? Ou serve para você ver enquanto come sua comida que veio perfeitamente embalada e cheia de conservantes, deitada no sofá se sentindo culpada e odiando seu corpo?
  • Aquela blogueira famosa acrescenta algo em sua vida ou você só segue para invejar os produtos que ela recebe no seu trabalho, as roupas que ela usa ou os lugares que frequenta?
  • Aquele ator ou aquela atriz, você realmente curte o trabalho e a personalidade da pessoa ou você segue só pela fofoca, pra ver onde vai, com quem anda?
  • Aquele crush ou até ex, é porque você ainda sente carinho pela pessoa e deseja a felicidade dela ou é só para se irritar, invejar e stalkear?
  • Aquela menina/mulher atual do ex, colegas de escola, de faculdade, de trabalho tá passando na sua timeline porque você admira e você gosta das postagens dela ou é só para te fazer mal e acompanhar qualquer fofoca?
  • Marcas e outros perfis públicos, você realmente concorda, usa, gosta e acredita?

Tem algum tempo que defini que essa seria minha métrica para seguir e continuar seguindo algum perfil por lá. Uma amiga minha até olha quem sigo para encontrar novos perfis para seguir. Porque ela sabe que faço essa curadoria, quero gente inspiradora passando pelos meus olhos. Seja por imagens, trabalho ou palavras. Quero poder parar para rodar o feed e passar o tempo mas me sentir bem, encontrar conforto em imagens bonitas, em palavras que acredito, quero ver trabalhos e projetos incríveis nesse mundo e que me motivem a me aperfeiçoar sempre mais, que me façam crescer.

Não vejo necessidade de usar o tempo de prazer, de lazer para sentir inveja, para ler sobre fofoca, para odiar meu corpo e minha alimentação, para diminuir meu trabalho. Se sigo um famoso bonito, quero ver porque é bonito também por dentro, uma pessoa boa e que inspira. E não uma pessoa que vive de esbanjar sua vida, sua riqueza e sua beleza. Se sigo alguém de perfil fitness e saudável, é para eu buscar sempre mais nas minhas atividades físicas e na minha alimentação. Não para ficar olhando e desejando ser igual aquela pessoa, desejando estar na academia também.

Então se as redes sociais estão te fazendo mal, avalie como você tem usado elas, não culpe a rede social pelo mal que faz para você. Se nós somos as pessoas com quem passamos a maior parte do tempo, muito do que visualizamos diariamente no meio de tanta informação também tem grande interferência em nossas atitudes.

Sendo assim, dedique algum tempo fazendo uma limpa organizando a sua vida online para ser boa para você. Não dê audiência para o que você não acredita, não se intoxique com perfis que só te fazem mal! Influenciador digital não é só quem tem milhares de seguidores.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.